Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Arbor Networks identifica recorde de ataques de DDoS no primeiro trimestre deste...

Arbor Networks identifica recorde de ataques de DDoS no primeiro trimestre deste ano

0
Publicidade

A Arbor Networks Inc. divulga informações sobre os ataques DDoS ocorridos no primeiro trimestre de 2015, mostrando que continuam a ocorrer ataques volumétricos, entre eles o maior já registrado pela infraestrutura de inteligência de ameaças ATLAS da Arbor: um ataque de 334Gbps que ameaçou uma operadora na Ásia. Em todo o mundo, houve no primeiro trimestre do ano 25 ataques de volume superior a 100Gbps.

No ano passado, a Arbor documentou um expressivo aumento em atividades DDoS. A maioria dos recentes ataques de grande dimensão adota a técnica de reflexão amplificada, usando NTP (Network Time Protocol), SSDP (Simple Service Discovery Protocol) e servidores DNS.

A reflexão amplificada é uma técnica que permite ao autor do ataque aumentar o volume de tráfego que ele gera, e ainda esconder as fontes de onde partem esses ataques. Essa técnica se baseia em duas lamentáveis realidades: em primeiro lugar, muitos provedores de serviços ainda não implementam no acesso de suas redes filtros capazes de bloquear o tráfego com fontes de endereços IP forjadas ou roubadas (técnica conhecida como spoofed); em segundo lugar, há um grande número de dispositivos na internet com configuração e proteção  inadequadas e insuficientes, os quais fornecem serviços UDP (User Datagram Protocol), oferecendo um fator de amplificação entre uma consulta enviada e a respectiva resposta gerada.

Os dados pela Arbor são recolhidos por meio do sistema ATLAS, uma parceria colaborativa com mais de 330 clientes que são provedores de serviços e concordaram em compartilhar dados de tráfego com a Arbor de maneira anônima, com a finalidade de obter uma visão compreensiva e abrangente do tráfego e de ameaças globais. O ATLAS recolhe estatísticas que representam 120Tbps do tráfego da internet e fornece os dados para o Mapa digital de ataques, uma visualização do tráfego de ataques globais criada em colaboração com o Google Ideas.

Outros dados relevantes sobre ataques DDoS no primeiro trimestre de 2015:

  • Um exemplo de como os autores de ataques cibernéticos constantemente mudam suas técnicas são os ataques de reflexão SSDP, que aumentam drasticamente a cada ano; 126.000 foram verificados no primeiro trimestre de 2015, contra três no primeiro trimestre de 2014;
  • Os ataques são mais curtos, mas muito mais potentes. A maioria dos ataques, aproximadamente 90% deles, dura menos de uma hora.

“Os ataques que ultrapassam significativamente os 200Gbps podem ser extremamente perigosos para operadores de rede e causar danos envolvendo a prestação do serviço, hospedagem em nuvem e redes corporativas”, afirma Darren Anstee, diretor de soluções de arquitetura da Arbor Networks. “Os ataques DDoS continuam a evoluir. Os ataques volumétricos cresceram de forma expressiva em termos de tamanho e frequência nos últimos 18 meses. Além disso, também vêm se generalizando os ataques na camada de aplicação da rede. Para enfrentar o cenário das modernas ameaças DDoS recomendamos uma defesa em múltiplas camadas, integrando a proteção local, instalada na empresa, como defesa contra os  ataques na camada de aplicação com a proteção baseada em nuvem, contra os ataques volumétricos de grande magnitude. Apenas desta forma uma organização estará hoje protegida contra ataques DDoS”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile