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Data Transparency Lab oferece bolsas para projetos de pesquisa sobre o uso de dados pessoais na internet

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O Data Transparency Lab (DTL), um projeto da comunidade digital para revelar o fluxo e o uso dos dados pessoais na Internet, lançou uma convocação global para oferecer bolsas para os dez melhores projetos de pesquisa sobre o uso de dados na Rede. Cada um dos projetos vencedores receberá um financiamento de até 50 mil euros.

As bolsas oferecerão financiamento para pesquisas em campo, que devem ajudar os consumidores a ter maior controle sobre como sua informação é tratada em uma web mais aberta. As temáticas deverão estar centralizadas no desenvolvimento de ferramentas, plataformas, medições e metodologias de engenharia inversa, para o uso de dados em serviços online (por exemplo, publicidade, serviços de recomendação, preços e disponibilidade de bens e informação); coleta de dados pessoais para serviços online; análise/gestão de dados pessoais para a preservação da privacidade; ou aumentar a consciência social e dos usuários.

Por meio desta iniciativa, as instituições participantes, entre elas a Telefónica, também buscam favorecer a sustentabilidade da economia web por meio do uso responsável e transparente da publicidade, do comércio eletrônico e da analítica online. O prazo para a apresentação dos projetos é 15 de maio. Informação sobre os temas da convocação, o processo de revisão e outros dados do programa de bolsas estão disponibilizados em: http://www.datatransparencylab.org/#grants

A importância da transparência na internet

Quando um usuário navega pela Internet, muitas vezes não está consciente de que está deixando atrás de si todo um rastro de informação pessoal que pode ser explorado pelas companhias, para personalizar suas ofertas e serviços. Isto, que em parte pode ser positivo para encontrar novos produtos que possam gostar e organizar as buscas, também implica riscos e ameaças à privacidade do usuário.

Este vê como, através da informação armazenada em seus cookies ou a partir de seus hábitos de consumo e, inclusive, pelo tipo de equipamento com o qual se conecta a Rede ou o local de onde acessa a Internet, as empresas podem alterar a informação refletida nos primeiros resultados (filterbubble), fazer re-targetting do mesmo anúncio em várias páginas que vão lhe seguindo conforme vai navegando, alterar os preços que são mostrados ou mudar suas condições de uso de forma abusiva.

Nesse sentido, não são poucos os casos que saltaram à opinião pública, nos quais as empresas relevantes alteraram os preços que mostravam a seus clientes, dependendo se estivessem usando Mac ou Windows, se estivessem acessando a partir da Espanha ou da Argentina, e inclusive, se já haviam consultado o preço desse mesmo produto antes ou dependendo de seu perfil de busca.

Deste modo, tem gerado à sociedade uma crescente preocupação sobre o uso que as grandes companhias fazem dos dados pessoais dos internautas, um uso considerado obscuro e que faz parte de um “diálogo oculto” entre anunciantes e páginas web, no  usuário não está presente em nenhum momento e do qual não tem clara consciência sobre o balanço entre o valor de seus dados pessoais e dos serviços recebidos.

Data TransparencyLab

O Data Transparency Lab (http://www.datatransparencylab.org) é uma comunidade de universidades, empresas e instituições fundada por Mozilla, Telefónica, MIT Connection Science e Open Data Institute. É o resultado da parceria entre universidades, empresas e instituições para apoiar a pesquisa de ferramentas, dados e metodologias para clarear sobre o uso dado pelos serviços online aos dados pessoais, e para capacitar os usuários para controlar seus dados pessoais online.

Ele tem como principais objetivos desenvolver ferramentas, abrir bancos de dados para os usuários e apoiar a pesquisa (por meio de bolsas, projetos de P&D etc.) nesta área. A Telefónica I+D é uma das fundadoras desta nova instituição, junto ao MIT Human Dynamics Lab (dirigido pelo influente Alex “Sandy” Pentland), Mozilla, ou o Open Data Institute (dirigido por Sir Tim Berners Lee).

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