Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Prefeitura de BH desenvolve sistema on-line para resultados de exames laboratoriais

Prefeitura de BH desenvolve sistema on-line para resultados de exames laboratoriais

0
Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Algar Tech desenvolveu um software que possibilitou aos cidadãos usuários do sistema público municipal de saúde acesso on-line aos resultados de exames laboratoriais, feitos nas 147 unidades básicas de saúde da capital mineira de, aproximadamente, 2,5 milhões de habitantes.

O sistema BH Saúde on-line está em operação desde dezembro de 2014 e registra uma média de 550 mil resultados de exames por mês. Com isto, os exames laboratoriais ficam disponíveis no site da Prefeitura de BH em, até, 48 horas após a coleta de material.

A solução, desenvolvida em Java, foi concebida por uma equipe mista da Secretaria de Saúde e da Algar Tech, formada por atendentes, enfermeiros, médicos, analistas de negócios e profissionais de TI a fim de compreender inteiramente os requisitos do negócio. Ela é complementar a uma ação de integração do prontuário eletrônico com a regulação dos serviços de saúde, ocorrida em 2012, que permitiu que consultas e exames de média complexidade passassem a ser agendados eletronicamente pelos médicos, dispensando a geração e impressão de pedidos.

“Anteriormente, o sistema era acessado dentro dos servidores no data center, o que reduzia a velocidade de acesso. Agora, na web, independentemente do horário de pico, as pessoas conseguem acessar os exames em uma média de 16 segundos”, explica Magda Maurelli, gerente de tecnologia e informação à saúde da Prefeitura de BH.

Além de possibilitar maior acesso às informações por parte dos pacientes e médicos, sem necessidade de deslocamento até as UBSs para retirada dos exames, o sistema na internet reduziu o consumo de papel e tinta de impressoras, com os cerca de 550 mil resultados deixando de ser impressos, mensalmente. Isso gerou, consequentemente, a redução de necessidade por manutenções e consumíveis das impressoras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile