Mais de 40% dos executivos de finanças e contabilidade sentem dificuldades com os avanços da TI

0

A capacidade de acompanhar as mudanças tecnológicas é o principal desafio que os executivos de finanças e contabilidade enfrentarão até 2017, de acordo com 42% dos CFOs brasileiros entrevistados em pesquisa global da Robert Half. As prioridades seguintes são a conformidade com as demandas regulatórias/compliance (26%), gestão de big data (13%) e padronização nos reports de finanças e contabilidade (13%). As quatro iniciativas aparecem em mesma ordem de importância sobre as perspectivas para 2020.

Na opinião de Caio Arnaes, gerente sênior de divisão da Robert Half, a tecnologia tem impactado todas as organizações e no departamento de finanças e contabilidade o efeito não é diferente. "Por um lado, existe o desafio de acompanhar as mudanças tecnológicas, por outro uma pressão forte das áreas de negócio por insights que sejam estratégicos e em tempo real" diz. "Apesar do desafio de conciliar as duas questões, fica evidente também a relevância da função financeira como um instrumento para a tomada de decisão das diferentes áreas da organização", completa.

Time de finanças em xeque 

A pesquisa aponta 95% dos diretores financeiros preocupados com a capacidade de os profissionais do departamento conseguirem implementar as iniciativas até 2017, sendo 37% deles muito preocupados. O total de executivos temerosos com a superação destes desafios até 2020 cai para 85%, no entanto o percentual de profissionais muito preocupados sobe para 61%.

O principal obstáculo para que as metas traçadas para a área não sejam atendidas até 2017 são a falta de expertise (31%) e de investimentos na função (28%). Os entraves se invertem na perspectiva para 2020, com 25% dos entrevistados preocupados com a escassez de investimentos e outros 23%, com a baixa qualificação dos profissionais.

De acordo com Arnaes, os diretores têm driblado a falta de expertise com soluções flexíveis de recrutamento. "É possível equilibrar os perfis e habilidades necessárias com a utilização de profissionais com foco em projetos, alta especialização e capacidade de execução. Em alguns casos vemos também esta opção para substituição na estrutura buscando profissionais qualificados para trazer eficiência", comenta.

Habilidades desejadas 

O estudo global da Robert Half sobre a função do profissional de finanças e contabilidade revela que a principal expectativa da área de negócio com relação a esse profissional é a capacidade de prover insights estratégicos em tempo real (34%), seguida de oportunidades comerciais às linhas de negócio (30%) e combinação de eficiência na gestão do tempo com aumento de volume do trabalho (17%).

Na opinião dos CFOs brasileiros, as principais habilidades técnicas que os profissionais de finanças devem desenvolver nos próximos cinco anos são pacotes de software financeiros (35%), padronização de reports de finanças e contabilidade (26%), compliance/gerenciamento de risco/regulatório (25%). Do ponto de vista comportamental, as habilidades que serão mais demandas são liderança (39%), habilidade comercial (19%) e comunicação (17%).

A pesquisa da Robert Half foi realizada em de 2015, considerando a percepção de 2.135 diretores financeiros de 16 países, sendo 100 executivos do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.