TCU vai avaliar atuação da Anatel e Minicom na regulação das franquias de Internet fixa

0

A polêmica sobra a adoção, pelas operadoras, da franquia de dados para a banda larga fixa chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão de controle abriu, no dia 22 de abril, processo para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão praticados no âmbito da Administração Pública Federal referentes à regulação do serviço de internet fixa, especialmente em relação à possibilidade de que as empresas que prestam o serviço venham a limitar a quantidade de dados que os usuários possam utilizar.

O processo de acompanhamento foi aberto pelo ministro Bruno Dantas e corre em caráter de urgência. A fiscalização prevista abrange tanto a Anatel como o Ministério das Comunicações, devendo ser incluído em seu escopo a análise dos aspectos de eficácia e efetividade dos atos praticados pelos respectivos gestores.

Dantas afirmou que a avaliação tem como norte, respeitada a jurisdição do TCU, a satisfação dos interesses da população brasileira. O ministro disse que, desde o ano passado, o órgão de controle vem desenvolvendo uma auditoria operacional com foco na avaliação da atuação da Anatel na garantia e melhoria da qualidade da telefonia móvel no País, "que continua sendo objeto de demandas da sociedade e do Congresso Nacional", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.