Publicidade
Início Notícias Negócios Comércio eletrônico cresce 42,31% em meio à pandemia da Covid-19

Comércio eletrônico cresce 42,31% em meio à pandemia da Covid-19

1
Publicidade

O isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus, tem impactado o perfil de consumo e na modalidade de compras dos brasileiros. Em março, as vendas online registraram crescimento de 20,38% em relação a fevereiro. Nesse mesmo período, o faturamento do setor também acompanhou esses bons resultados, com variação positiva de 20,40%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

“As compras online foram a única solução para muitos brasileiros nesse período de isolamento. Alimentos e produtos de higiene pessoal foram os mais comprados pelos brasileiros na internet. A tendência é que mesmo após a pandemia, a movimentação siga de forma positiva, pois além da facilidade, também há a comodidade de economizar e receber os produtos em casa”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.

Vendas online

A análise da métrica de vendas online revela também que, ao comparar março de 2020 com o mesmo período do ano anterior, o setor cresceu 42,31%. No acumulado do ano, a variação continua positiva: 6,20%.

Todas as regiões do país tiveram um bom desempenho em março, ante fevereiro. O destaque do período foi o Sudeste, com alta de 22,39%. Na sequência, aparecem: Centro-Oeste (18,70%), Nordeste (18,32%), Norte (16,08%) e Sul (13,83%).

No acumulado do ano a composição muda. O Centro-Oeste liderou com 10,89%. Em segundo lugar apareceu o Nordeste (10,07%), seguido por Sudeste (6,11%), Sul (2,59%) e Norte (1,55%).

Faturamento

O índice de faturamento do setor acompanhou as boas movimentações das vendas. Em março de 2020, frente ao mesmo período do ano passado, a expansão foi de 33,68%. No acumulado do ano, a alta foi de 7,21%.

A composição do faturamento, por região, em março de 2020, em relação a fevereiro, ficou da seguinte forma: Nordeste (22,49%), Sudeste (21,62%), Norte (21,22%), Centro-Oeste (19,83%) e Sul (13,08%).

Ao observar os dados do acumulado do ano, somente o Norte teve variação negativa, ficando em último lugar com -5,21%. Em primeiro lugar apareceu o Nordeste com 11,83%, seguido por Sudeste (8,26%), Centro-Oeste (3,85%) e Sul (2,47%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

O e-commerce representou 6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção), no mês de fevereiro. No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,9%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 7 de abril.

Categorias

Em fevereiro de 2020, a composição de compras realizadas pela internet, por segmentos,ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,2%); móveis e eletrodomésticos (24,9%); e tecidos, vestuário e calçados (12%). Na sequência, outros artigos de usos pessoal e doméstico (10,4%);artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,2%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,6%);e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%).

Consumidores Online

O MCC-ENET revela também que, no primeiro trimestre do ano de 2020, 12,3% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma queda de 1,4p.p. em relação ao trimestre anterior (13,7%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (10,1%), teve crescimento de 2,1p.p.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie. Clique aqui para acessar o estudo completo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile