Covid-19: setor eletroeletrônico evita demissões

0

Sexta sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no dia 4 de maio, sobre o impacto da pandemia de coronavírus na produção da indústria elétrica e eletrônica apontou que a redução no número de empregados continua sendo o último recurso adotado pelas empresas do setor.

Conforme o levantamento, embora tenha aumentado o percentual de entrevistadas que promoveram demissões, que estava em 20% em fevereiro, passou para 29% em março, e para 30% em abril, a maior parte das empresas está determinada a preservar os empregos neste período adverso decorrente da pandemia.

Observa-se que 80% das empresas indicaram que não reduziram seus quadros de empregados no mês de fevereiro de 2020, 71% deram essa indicação ao se referir ao mês de março e, 70% no mês de abril. "Mesmo nesse último mês em que verificamos o agravamento dos impactos negativos da pandemia, o percentual continua alto", afirma o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

Ele salienta que as características do setor em função do nível de sofisticação dos bens fabricados e grau de desenvolvimento tecnológico explicam essa opção. "Temos uma mão de obra muito qualificada, de tal forma que as empresas buscam reter esses profissionais já treinados vislumbrando a retomada das atividades", ressalta.

Conforme essa última pesquisa, 95% das entrevistadas estão realizando ações com o objetivo de evitar ou reduzir demissões, tais como: teletrabalho (home-office); antecipação de férias individuais; acordos de redução de jornada de trabalho e salários; uso do banco de horas; férias coletivas; suspensão de contratos de trabalho; antecipação de feriados; utilização de linha de crédito para folha de pagamentos. Também foram citadas outras ações como: licença remunerada; atuação em novos segmentos de comercialização; renegociação de contratos de serviços e dívidas bancárias; contingenciamentos de caixa, como por exemplo, a proibição de horas extras nesse período.

Barbato pondera que, apesar da determinação da maior parte das entrevistadas em manter os empregos no setor, as incertezas quanto à evolução da pandemia continuam causando muita preocupação. "Não se sabe a duração e a intensidade das medidas de isolamento social até que seja possível realizar o retorno de uma forma segura".

As indústrias eletroeletrônicas relataram que estão realizando diversas iniciativas para contribuir com o combate à pandemia. Além das medidas utilizadas internamente em suas empresas para manter a segurança de todos colaboradores, várias entrevistadas estão fazendo doações em dinheiro, máscaras, cestas básicas, entre outros.

Destacaram-se algumas empresas do setor que adequaram suas linhas de produção para a fabricação de aparelhos que ajudam no tratamento dos pacientes infectados pelo Covid-19, como ventiladores pulmonares (respiradores).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.