Publicidade
Início Notícias Inovação Rappi lança botão “SOS Justiceiras” para combatar violência doméstica

Rappi lança botão “SOS Justiceiras” para combatar violência doméstica

1
Publicidade

A violência contra a mulher é um problema grave no Brasil, que ganhou ainda mais intensidade com a pandemia causada pelo Covid-19, obrigando as pessoas a estarem reclusas dentro de suas casas e, portanto, deixando as mulheres ainda mais expostas à agressão. O número de medidas protetivas e casos de prisão em flagrante devido a casos de violência doméstica cresceram em março, comparando com o mês anterior. E foi pensando em oferecer ajuda à essas mulheres que a Rappi lançou o botão “SOS Justiceiras”, que pode ser acionado, a partir da data presente, dentro do aplicativo.

A iniciativa, criada em parceria com o projeto recém-lançado Justiceiras, é assinada pela agência AlmapBBDO. “Queremos que o maior número possível de mulheres saiba que podem contar com essa ferramenta de ajuda. Além disso, acreditamos que, com iniciativas assim, podemos ajudar a inibir esse tipo de crime, infelizmente tão comum”, diz Taissa Scvirer, Squade Leader Rappi Brasil.

O botão “SOS Justiceiras”, dentro do aplicativo da Rappi, vai funcionar da seguinte forma: a mulher vítima de violência, ao clicar no botão, é direcionada para um formulário simples, onde será feita uma pequena triagem para que os profissionais de apoio conheçam a situação. Em seguida, uma das voluntárias do projeto entra em contato via Whatsapp, iniciando assim toda a conversa.

A rede de apoio do projeto Justiceiras é composta por profissionais das áreas jurídica, psicológica, saúde e assistência social, que se engajaram na iniciativa e se colocaram à disposição para prestar orientações nos âmbitos jurídicos, psicológicos, médicos, assistência social e, ainda, oferecer acolhimento para apoiar mulheres. Por isso, a ação vem acompanhada da #NãoÉSóDenunciar, ou seja, mostrando que se trata de uma iniciativa muito mais ampla: a mulher vítima da violência encontra, através do SOS Justiceiras, suporte em todo esse processo, um trabalho voluntário de pessoas reais.

“Diante de uma agressão, o que fazer? Quem procurar? Para quais locais a vítima deve se dirigir? É possível pedir ajuda sem sair de casa? Estas e outras perguntas são respondidas pelas justiceiras. Elas estão a postos para informar e, principalmente, apoiar e empoderar essas mulheres que chegam em situação de violência doméstica. Aquelas que, muitas vezes, antes da denúncia, precisam ser fortalecidas e encorajadas”, explica a Gabriela Manssur.
Para Fernanda Tedde, Head de Atendimento da AlmapBBDO, a publicidade tem importante papel em divulgar causas sociais que possam engajar a sociedade e salvar vidas.

Em março, segundo o projeto Justiceiras, foram decretadas 2.500 medidas protetivas em caráter de urgência, enquanto, no mês anterior, em fevereiro, foram 1.934. Houve também o aumento no número de prisões em flagrante devido a casos de violência doméstica. Em fevereiro, foram registradas 177; em março, subiram para 268. Ainda de acordo com o projeto, inúmeras são as causas que geram as agressões no ambiente doméstico. O próprio momento já induz à ansiedade, tensão, nervosismo e apreensão. Além da preocupação em não poder sair de suas casas, alguns estão perdendo seus empregos, outros reestruturando suas rotinas e muitos reorganizando sua estrutura econômica. Motivos que podem levar ao descontrole emocional, refletindo em atos violentos a quem está ao seu redor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile