Publicidade
Início Notícias Gestão American Tower acumula cinco milhões de conexões em acordos firmados para os...

American Tower acumula cinco milhões de conexões em acordos firmados para os próximos cinco anos

0
Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower do Brasil
Publicidade

A American Tower anuncia o marco de cinco milhões de conexões em acordos firmados para os próximos cinco anos em sua rede neutra IoT, que tem a Everynet como parceira tecnológica. “Em pouco mais de dois anos de operação comercial da rede, tivemos a oportunidade de trabalhar próximos aos nossos clientes e ecossistemas para entender as especificidades e necessidades de cada vertical e caso de uso. Nesse sentido, buscamos simplificar nossa oferta, permitindo que o mercado tenha as condições e flexibilidade que precisa para se desenvolver”, conta Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower no Brasil.

Os volumes dos acordos firmados mostram tanto como algumas verticais têm progredido mais rapidamente, a exemplo de rastreamento de ativos e logística, medição inteligente (água, gás e eletricidade) e cidades inteligentes, quanto como a expectativa de escala em verticais como lugares inteligentes e agronegócio também é grande.

É possível exemplificar usando como referência a vertical de rastreamento de ativos e logística. Laper ressalta que esse é um setor bem desenvolvido no Brasil, com maturidade tecnológica, e que já usa há algum tempo soluções de rastreamento e analytics para monitoramento, detecção de eventos de furto e recuperação de ativos. Nesse caso, a complementaridade com a tecnologia LoRaWAN, com suas características de baixo custo e consumo de bateria, com dispositivos que podem durar até dez anos no campo sem recarga de bateria, permitiu uma ampliação do mercado que pode ser rastreado.

Nesse contexto, a Maxtrack, um dos primeiros parceiros da rede neutra IoT LoRaWAN da American Tower e líder e especialista em digitalização de mobilidade no Brasil, tendo como clientes as maiores seguradoras do país, reafirma essa visão: “Por meio da tecnologia ampliamos a capacidade das nossas soluções de coletar dados dos veículos e ativos rastreados e, ao submeter esses dados a análises de big data e inteligência artificial, é possível detectar automaticamente furtos, roubos, colisões e falhas mecânicas, assim como comparar em tempo real determinado evento com o histórico de comportamento de um carro ou usuário. Já contamos com aproximadamente 600 mil dispositivos LoRa no campo e vislumbramos ultrapassar a marca de 1 milhão nos próximos dois anos”, afirma Gustavo Travassos, CEO da Maxtrack.

Outra vertical que vem evoluindo rapidamente é a de medição inteligente, com crescimento de mais de nove vezes no último ano. Assim como cidades inteligentes e seus múltiplos casos de uso, como por exemplo telegestão em iluminação pública, é outra vertical com grande potencial.

“Entendemos que essa marca de cinco milhões é uma boa medida de evolução da maturidade do mercado e vemos a possibilidade de superar esse volume, em função do grande potencial de crescimento para o mercado local de IoT e do amadurecimento acelerado que estamos acompanhando, além do ecossistema forte de parceiros desenvolvido desde que iniciamos o trabalho com foco em IoT”, reforça Laper.

O modelo de negócio é de infraestrutura neutra, mesmo conceito da rede neutra FTTh (Fiber To The home), comercializada no atacado e disponível para qualquer operadora explorar aplicações para seus clientes finais. Todo o ecossistema, de clientes a provedores de soluções, empresas, sociedade e governo é beneficiado nesse contexto, uma vez que o objetivo é atuar como uma plataforma viabilizadora baseada no modelo de infraestrutura neutra. Esse modelo é interessante no sentido de otimização de investimento, uma vez que é construída uma rede única, e o compartilhamento viabiliza custos mais baixos para todos. “Dessa forma, nossos clientes podem focar esforços na compreensão e atendimento das necessidades dos seus clientes finais, atuando como catalisadores de geração de valor para toda a cadeia”, conclui o executivo.

Os investimentos da rede IoT LoRaWAN estão dentro dos aportes para as iniciativas de inovação da American Tower e não são divulgados separadamente. Em operação no país desde 2001, a American Tower investiu mais de R$ 8 bilhões na construção e aquisição de infraestrutura para apoiar o setor de telecomunicações, dos quais quase 75% desse valor foi empregado nos últimos seis anos, com a expansão da companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile