Engenharia em lockdown

0

Em dezembro do ano passado, enquanto discutíamos o roadmap dos produtos da unico para 2021, a quantidade de trabalho que tínhamos pela frente parecia infinita. Ao mesmo tempo que estávamos motivados com o futuro promissor, também havia uma preocupação com a quantidade de objetivos que cairiam, obviamente, sob o time de engenharia para serem cumpridos.

Olhando para o time e para o roadmap, era claro que tínhamos muito débito técnico e pouco tempo alocado para tratar desses temas com as pessoas envolvidas. Elas estavam sentindo o peso do trabalho repetitivo e nada desafiador em função desses débitos técnicos, que consumiam uma quantidade de tempo considerável. Comecei então a pensar em como poderíamos dar uma guinada nessa tendência.

Precisávamos também organizar como a área de engenharia interagia com outros departamentos para que qualquer mudança feita na parte técnica fosse sustentável. Nossas formas de escalar problemas do dia a dia eram muito orgânicas, e isso também fazia com que o peso da operação caísse, em algumas situações, nos ombros das mesmas pessoas. A pergunta de um milhão de dólares era: como fazer qualidade em engenharia virar "top of mind" para a empresa inteira de forma rápida?

Eu tive uma ideia, que de começo até para mim soava mirabolante, mas resolvi propor ao time de gestão. A minha tese era simples: se focarmos o primeiro quartil de 2021 em qualidade de engenharia, eliminação de débito técnico e melhor estruturação dos fluxos de trabalho com engenharia, nos trimestres seguintes seria possível entregar o roadmap inteiro de produtos. Foi então que colocamos o time de engenharia em Lockdown. Se o roadmap de produtos vai ser entregue, podemos fazer um follow up no final do ano. Mas o primeiro quartil certamente motivou o começo da mudança que estávamos tentando realizar no time e na empresa. Somos uma empresa de tecnologia, com foco em sucesso sustentável, de longo prazo.

Para começar, simplificamos o planejamento, perguntando aos times por bullet points o que eles achavam que deveria ser resolvido. Pedi para serem audaciosos nos seus planejamentos. A lista não surpreendeu ninguém e tinha de tudo um pouco: de monitoramento a melhoria em testes até rearquitetura de componentes dos produtos. Abraçamos tudo e deixamos o time trabalhar.

Autonomia foi parte do design do quartil. Obviamente, por estarem acostumados a viver sob a pressão do dia a dia, parecia que estavam estranhando o espaço. Precisava que a empresa toda comprasse a ideia para que desse certo. Nesse quesito, a empresa toda está de parabéns, porque com raras exceções, respeitaram o foco e o espaço da engenharia, e como eu gosto de falar, deixaram o time trabalhar.

No meio disso tudo, enquanto eles trabalhavam nos desafios técnicos, os gestores continuaram focados em aumentar o time, reforçando equipes que precisavam crescer, incentivando a movimentação interna e cuidando do onboarding de todo mundo. Somente no primeiro trimestre contratamos 17 pessoas para a equipe de engenharia e um total de 100 pessoas na unico. E além disso, planejamos e validamos uma reestruturação, seguindo o modelo de tribes e squads, com equipes autônomas e papéis bem definidos.

Três meses passados, sentimos que o tempo foi pouco. Mas aprendemos muito – e muito além de engenharia. Na pesquisa pós Lockdown, 83% do time avaliou a oportunidade de aprendizado como alta ou altíssima nesse período. Trabalhamos mais próximos e colaboramos muito mais enquanto equipe. Praticamos o desapego de soluções que já não servem mais. Para incentivar a troca de informações e qualidade das soluções, marcamos revisões de design duas vezes por semana durante o Lockdown. Iniciamos projetos que envolvem todo o time, aproximando mais as pessoas, possibilitando aprendizados e trocas.

Alguns produtos reduziram a quantidade de chamados de clientes na metade. Outros descobriram ineficiência na configuração de backends. Priorizamos segurança, padronizamos monitoramento. Melhoramos a documentação dos nossos produtos e investimos na melhoria da infraestrutura de testes e no aumento da cobertura. Plantamos muitas sementes que certamente nos darão frutos lá na frente.

Foi uma super limpeza de casa e saímos do Lockdown energizados para os desafios do restante do ano e, também, com a sensação de que ainda temos muito pela frente para minimizar os inevitáveis débitos técnicos que todo time de engenharia acumula ao longo do tempo.

Saímos, enquanto empresa, comprometidos a dedicar tempo continuamente a itens de excelência técnica, e a respeitar o tempo necessário para que esse trabalho aconteça. Para isso, nosso planejamento de produtos e engenharia deixa explícita a quantidade de tempo dedicado à sustentação, afinal de contas, estamos correndo uma maratona, e não 100 metros rasos.

Um passinho de cada vez, juntos construímos um time de engenharia unido, forte, e que entrega qualidade de engenharia e produtos simples, confiáveis e escaláveis.

Fernanda Weiden, VP de PeopleX e Engenharia da único.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.