Publicidade
Início Notícias Comunicações Carlos Baigorri e Artur Coimbra tomam posse na Anatel

Carlos Baigorri e Artur Coimbra tomam posse na Anatel

0
Publicidade

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, e o conselheiro Artur Coimbra de Oliveira tomaram posse durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (5/5), na sede da Agência em Brasília/DF.

A solenidade contou com a presença de autoridades como os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal; e o ex-conselheiro da Anatel e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Otavio Luiz Rodrigues Junior. Participaram do evento, ainda, conselheiros, ex-conselheiros e servidores da Anatel, autoridades públicas e representantes de entidades setoriais.

Durante a cerimônia, Fábio Faria destacou a excelência do quadro técnico da Anatel e falou sobre a importância da implementação do 5G no País e afirmou que “o que é novo hoje será obsoleto amanhã e, se a gente atrasar, ficará para trás”.
Em sua participação, o ex-conselheiro da Agência Otavio Rodrigues salientou que “a Anatel tem uma preocupação permanente com aquele que é o sujeito principal: o povo brasileiro”. Segundo ele, a escolha do atual modelo no Marco Legal e regulatório é “um sinal de sabedoria da sociedade”.

Novos desafios

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou que a Agência completa 25 anos em 2022 e que os desafios não são mais os mesmos dos primeiros tempos da regulação setorial no país. “A sociedade espera de nós cada vez mais e as ferramentas que temos não são adequadas. No século 21, precisamos de outras ferramentas”, afirmou.

Para ele, a modernização necessária virá principalmente de três vetores: visão, diálogo e participação social. Baigorri citou, entre as missões da Agência, os desafios de levar o 4G a todas as localidades e o 5G a todos municípios do País, a conectividade nas escolas e a proteção dos consumidores contra mensagens abusivas, entre outras.

Carlos Manuel Baigorri é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília. É servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde ocupou os cargos de chefe da Assessoria Técnica e de superintendente de Controle de Obrigações, de Competição e Executivo. Atuou como professor de graduação em diversas instituições.

Em sua fala, o conselheiro Artur Coimbra falou sobre a evolução das telecomunicações e a importância de levar a banda larga a todos os lugares do Brasil. “A Anatel deve enfrentar os principais temas do setor, como garantir a execução das obrigações do 5G mantendo alto nível de competitividade; lidar com o fim das concessões da telefonia fixa; promover uma maior aproximação da Agência com outros setores correlatos, como o de radiodifusão e audiovisual; continuar fortalecendo o papel competitivo dos provedores regionais; promover a melhoria do ambiente de investimentos, especialmente o setor de postes e antenas; e trabalhar para a racionalização do sistema tributário”, exemplificou o novo conselheiro.

Artur Coimbra de Oliveira é bacharel e mestre em Direito pela UnB, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Procurador Federal desde 2007, foi especialista em regulação na Agência anteriormente. Exerceu a função de assessor na Procuradoria Federal Especializada da Anatel e na Presidência da República. No Ministério das Comunicações, foi diretor de Banda Larga e secretário de Telecomunicações, de 2011 a 2022.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile