Publicidade
Início Blogueria Marketing data driven: por onde começar?

Marketing data driven: por onde começar?

1
Publicidade

A transformação digital dos negócios, acelerada pela pandemia, vem mudando a forma como as empresas definem suas estratégias e desenvolvem ações para atrair, conquistar e manter clientes. Cada vez mais, uma postura data driven, que utiliza os dados coletados nos diversos pontos de contato com os clientes e analisa essas informações para obter insights relevantes, passa a ser mais importante.

Se hoje ser data driven ainda é um diferencial, em pouco tempo será uma condição fundamental para que os negócios prosperem. E esse é um processo exponencial: quanto mais dados são coletados e analisados, mais capacidade a empresa tem de montar hipóteses, aprender com seus erros e evoluir rápido. Esse ciclo “testar / medir / aprender” faz com que os negócios consigam entender melhor seus clientes para oferecer melhores ideias, promoções e soluções. Tudo com base em dados.

Para o marketing, adotar uma postura data driven gera novas possibilidades. Isso é particularmente importante nestes tempos, uma vez que a pandemia fez com que um em cada 5 consumidores trocasse de marca e 70% experimentassem canais digitais. Em segmentos como supermercados e farmácias, a jornada de compras deixou de ser analógica e se digitalizou 10 anos em questão de meses.

Quem não está preparado para essa nova realidade, porém, enfrenta problemas. Embora exista muito mais informação disponível sobre o comportamento dos clientes, o marketing pré-pandemia não era capaz de trabalhar com tamanha granularidade e velocidade. A ideia de personalizar o relacionamento com o cliente existe há décadas, mas só se tornou possível agora — e muitos foram pegos desprevenidos.

Da massa para o individual e o exponencial

O marketing data driven finalmente torna possível sair de um paradigma de comunicação massificado e buscar o relacionamento um a um com milhões de consumidores. A personalização em massa ou era muito difícil tecnologicamente, ou era inviável financeiramente. Smartphones, computação em nuvem e a aceleração digital mudaram tudo isso.

Um aspecto curioso dessa migração para o individual, porém, é que ele traz consigo uma grande aceleração das estratégias de comunicação. De certa forma, a possibilidade de testar campanhas e ações com milhões de pessoas acelera a inovação, pois permite avaliar como uma série de fatores se relaciona para gerar vendas. Cada contato com o cliente passa a acrescentar algo não somente ao entendimento daquele consumidor, mas de todo o conjunto de clientes da marca. O marketing data driven é um marketing exponencial.

A exponenciação do conhecimento sobre os clientes e da capacidade de obter insights acionáveis, porém, é a parte visível do iceberg. O que nem sempre fica claro é que é preciso desenvolver uma infraestrutura que permita aproveitar o poder dos dados.

Essa estrutura passa por alguns pontos importantes:

  1. Como coletar dados

Se estamos falando em um marketing data driven, a empresa precisa transformar a coleta de dados em uma atividade tão essencial quanto a área administrativa ou de compras. Começando nos níveis mais sêniores do negócio, é preciso ter o mindset de que uma empresa que atua sem dados é como um motorista que dirige de olhos fechados.

A coleta de dados depende de obter informações confiáveis de uma série de fontes, como a navegação em seu e-commerce, o comportamento do cliente nas redes sociais, a navegação nas lojas físicas e a interação com a publicidade online e offline. E, cada vez mais, é importante entender como o digital influencia o mundo físico — e vice-versa.

Para que isso aconteça, as lojas físicas precisam contar com ferramentas digitais para captação de dados. Algumas dessas ferramentas existem naturalmente, como é o caso dos sistemas de pagamento e emissão de notas fiscais. Outros métodos, como o fluxo dos clientes dentro das lojas, porém, depende de sistemas dedicados. É preciso estruturar todo esse ecossistema de informação para que o negócio realmente entenda o consumidor.

  1. Organize os dados

Coletar é o início da jornada de dados. É preciso organizar as informações de uma forma clara e utilizável, eliminando silos nas empresas. Um caminho para isso é desenvolver data lakes, que são grandes repositórios de dados que podem ser acessados por qualquer área da empresa. Assim, áreas como marketing, compras, RH e vendas não têm dados exclusivos: toda a base de dados pode ser acessada para gerar conhecimento utilizável no negócio

Um trabalho importante deve ser feito nos bastidores para higienizar os dados e impedir que eles se tornem ruído. Da padronização de formatos aos protocolos de acesso e aos sistemas de análise de dados, é preciso definir de forma estratégica como os dados serão organizados para permitir um acesso simples e eficiente que aumente a produtividade das áreas de negócios.

  1. Mude a cultura

Também é preciso lidar com uma grande questão cultural: conhecimento é poder, e gestores podem impedir a transformação do negócio pelo medo de perder sua relevância para a empresa. A transformação digital é uma transformação cultural, que depende de mostrar para as pessoas que a transparência das informações dentro da empresa é benéfica para todos.

Cada vez mais, o dado bruto não é o fator de diferenciação — o que gera relevância para um negócio é sua capacidade de transformar dados em informações práticas e em inteligência. Para isso, as pessoas precisam deixar as atividades de cruzamento de informações para os sistemas de CRM e inteligência artificial — em vez disso, cuidarão de fazer as perguntas certas.

Essa mudança de cultura é também uma mudança de foco: os colaboradores deixam de focar em suas tarefas cotidianas e passam a tentar entender os consumidores. Abandonar os antigos paradigmas que gerenciavam o negócio “de dentro para fora” é complicado, mas o resultado é muito positivo: uma maior capacidade de entender as mudanças de comportamento e adaptar rapidamente o negócio às transformações do mercado.

  1. Fomente a inovação

Empresas que têm um olhar “de fora para dentro” entendem que precisam saber o que os consumidores desejam, para então entregar soluções. Esse olhar estimula a inovação, pois é preciso estar sempre atento a como atender melhor o cliente. E, muitas vezes, essa inovação depende de ampliar a capacidade de realizar parcerias.

Em um mundo cada vez mais complexo, sua área de marketing não conseguirá ser especialista em marketing digital, offline, O2O, marketplaces, Ads, mídia nativa e tudo o mais. É cada vez mais importante saber se conectar aos parceiros e fornecedores certos, que são especialistas nessas atividades. O marketing data driven é também um marketing focado em conexões e interações: a empresa precisa saber acessar um “banco de parceiros” capaz de oferecer respostas rápidas a exigências de negócios nem sempre previstas com antecedência.

Essa agilidade que as empresas data driven passam a ter a partir do momento em que mudam sua cultura, se baseiam em dados e buscam parceiros de negócio que as ajudem a crescer será, cada vez mais, um fator de diferenciação de negócios e de criação de vantagens competitivas relevantes.

Daniel Prianti, fundador e CSO na BPool.

DATA MANAGEMENT FORUM

Acontece dias 31 de maio e 1o de junho o DATA MANAGEMENT FORUM, promovido pela TI INSIDE no formato virtual, no periodo da manha. As grade, inscrições gratuitas e mais informações no site https://datamanagementforum.com.br/ ou pelo telefone/whatsapp 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile