Visa atinge a marca de mais de 2 bilhões de tokens emitidos no mundo

0

Um dos maiores desafios enfrentados pela indústria de pagamentos é proteger as informações do cartão do usuário. E uma solução está na tokenização, que forma a base do comércio digital do futuro. Somente em 2021, a Visa alcançou a marca de dois bilhões de tokens emitidos em todo o mundo, e o Brasil tem um papel fundamental nesse crescimento com a solução de tokenização presente em sites e aplicativos de mobilidade urbana, delivery de alimentação, streaming e lojas virtuais.

A tecnologia de tokenização substitui os dados da credencial do portador do cartão, como o número de conta e a data de validade do cartão, por um identificador digital único (um "token") que pode ser usado para fazer pagamentos sem expor informações sensíveis de uma conta. A solução da Visa vem com funcionalidades importantes que operam nos bastidores proporcionando um nível de segurança que vai além de um número da conta. Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, dificultando a atuação de fraudadores e hackers.

Além disso, os tokens têm capacidades de controle de domínio, o que os tornam válidos apenas nos dispositivos ou canais selecionados. Por exemplo, o token de uma determinada carteira digital só é válido para uso nessa carteira específica, não podendo ser usado para fazer pagamentos fora deste ambiente. Além disso, cada transação gera um código único chamado de criptograma. Se um criminoso capturar seu token, mas não gerar o criptograma, não conseguirá utilizá-lo em transações.

Ao mesmo tempo que reduz o risco de fraude, a tokenização proporciona melhores experiências de pagamento digital sem fricção, já que facilita o processo de compra. A tecnologia permite que emissores façam atualizações dinâmicas em credenciais perdidas, roubadas ou expiradas – tudo para proporcionar uma experiência fluida e ininterrupta aos consumidores. Ou seja: você não vai mais precisar atualizar seu cadastro no app de transporte, de streaming ou até mesmo na sua assinatura de jornais e revistas, cada vez que o seu cartão for trocado por renovações, perda ou extravio.

Em um futuro massivamente conectado, a tokenização surge ainda como um grande impulsionador da Internet das Coisas (IoT) e do débito na internet. Ao lado do 5G, os tokens permitirão habilitar sua geladeira, carro ou televisão para fazer pagamentos integrados e seguros. Além disso, a tecnologia possibilitará a inclusão digital dos consumidores que utilizam o débito no mundo online.

Hoje no Brasil, a tokenização tem sido amplamente utilizada no pagamento no Whatsapp. Neste tipo de transação eletrônica, todas as informações dos usuários do aplicativo são substituídas por uma credencial única e armazenada na nuvem. Quando uma transação ocorre, a Visa troca os dígitos originais por um identificador único que fica no sistema do comprador. Cada aplicativo ou dispositivo possui um identificador diferente, e em caso de roubo do telefone, por exemplo, o identificador pode ser desabilitado remotamente.

A Visa está comprometida em acelerar a adoção de soluções de tokenização no Brasil e no mundo à medida que habilita consumidores, emissores, estabelecimentos comerciais e todo o ecossistema de pagamentos a aumentar a autorização, a promover a inovação e a criar experiências de comércio digital melhores e mais seguras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.