O governo da Bahia vai desenvolver, em parceria com a Red Hat, uma série de projetos e atividades com base em plataforma de código aberto, assim como programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.
Um protocolo de intenções para cooperação e o intercâmbio técnico-científico foi assinado nesta quinta-feira (5/6) entre a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e a fornecedora norte-americana de soluções de código aberto e deve contribuir para reduzir os custos do estado com a utilização de soluções de tecnologia da informação.
Além dos fatores econômicos, associados ao não pagamento de licenças, o uso, a customização e o desenvolvimento de soluções em software livre, de acordo com a Prodeb colaboram com a possibilidade de maior compartilhamento de tecnologia e a valorização dos profissionais da área.
Prova disso, segundo a Prodeb, é o Ambiente Colaborativo Expresso.BA, ferramenta desenvolvida em software livre que oferece os serviços de correio eletrônico, agenda corporativa, boletins informativos, comunicação instantânea, catálogo de endereços do governo do estado, entre outros.
O uso do programa vem gerando economias significativas, como ocorre na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), onde se pagava R$ 45 por mês para cada uma das licenças do antigo programa, e hoje, com o Expresso.BA o custo caiu para R$ 5 mensais, nas mesmas condições.