Governo da Bahia vai desenvolver projetos em software livre

0

O governo da Bahia vai desenvolver, em parceria com a Red Hat, uma série de projetos e atividades com base em plataforma de código aberto, assim como programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

Um protocolo de intenções para cooperação e o intercâmbio técnico-científico foi assinado nesta quinta-feira (5/6) entre a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e a fornecedora norte-americana de soluções de código aberto e deve contribuir para reduzir os custos do estado com a utilização de soluções de tecnologia da informação.

Além dos fatores econômicos, associados ao não pagamento de licenças, o uso, a customização e o desenvolvimento de soluções em software livre, de acordo com a Prodeb colaboram com a possibilidade de maior compartilhamento de tecnologia e a valorização dos profissionais da área.

Prova disso, segundo a Prodeb, é o Ambiente Colaborativo Expresso.BA, ferramenta desenvolvida em software livre que oferece os serviços de correio eletrônico, agenda corporativa, boletins informativos, comunicação instantânea, catálogo de endereços do governo do estado, entre outros.

O uso do programa vem gerando economias significativas, como ocorre na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), onde se pagava R$ 45 por mês para cada uma das licenças do antigo programa, e hoje, com o Expresso.BA o custo caiu para R$ 5 mensais, nas mesmas condições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.