A rede educacional de Manaus será gerenciada de forma integrada por meio de um sistema fornecido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicaões (CPqD). Segundo a empresa, a solução CPqD Gestão Pública, ferramenta baseada nos recursos da internet, permite fazer a gestão de todo o processo de matrículas de alunos, a melhor distribuição desses alunos na rede de ensino, o cadastro de servidores, emissão de boletins e históricos escolares.
Com o novo sistema, a Prefeitura de Manaus poderá analisar o raio de abrangência de escolas, as localizações dos prédios e de seus alunos e a distribuição de toda a infra-estrutura escolar da cidade, além de melhorar o tempo de tramitação dos processos internos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o módulo de controle de protocolo e melhorar a gestão de almoxarifado e patrimônio.
Dessa forma, a Prefeitura poderá planejar a localização de novas escolas e creches, de modo a ampliar o atendimento, facilitar o deslocamento de alunos e professores e otimizar os processos administrativos. ?O sistema permite sair da suposição e atuar a partir de dados concretos e fieis à realidade?, explica o engenheiro Tarcizio Antonio Fernandes, gerente do CPqD, acrescentando que a solução vem colocando à disposição do poder público recursos da mais alta tecnologia.
Manaus possui 1,5 milhão de habitantes e uma rede educacional formada por mais de 200 mil alunos, distribuídos por 420 escolas.