O acesso à internet via celular nos Estados Unidos cresceu 36% no ano passado, atingindo o número de 18 milhões de usuários com mais de 13 anos, de acordo com estudo do Netpop. A pesquisa, porém, alerta para o número infinitamente inferior aos 100 milhões de usuários de internet móvel da China.
A pesquisa analisou e comparou os mercados americano e chinês de internet móvel e constatou que, além do setor na China ser muito maior do que nos EUA, os chineses são consumidores mais ativos de mobile web, além de gastarem mais com o serviço.
O relatório mostra que os chineses, além de fazerem maior uso de serviços como jogos, e-mail e acesso às contas bancárias pelo celular, utilizam com mais frequência a web via seus telefones móveis. Um dos diferenciais é o fato de nos EUA, 18% das pessoas terem dois celulares, enquanto na China esse número sobe para 28%.
Apesar do grande crescimento dos mercados e da grande popularidade que a internet via celular alcançou, o Netpop acredita que as empresas e governos devem incentivar ainda mais o acesso à internet por meio dos telefones celulares.
A consultoria acha que a partir do momento em que a tecnologia web for baseada em padrões livres, acessíveis a qualquer um, é o comportamento do consumidor que vai determinar quais mercados prosperarão e quais acabarão.
- Mobilidade em alta