Reativação da Telebrás vira assunto proibido no governo

0

Quanto mais o projeto de reativar a Telebrás avança, menos informações circulam sobre os planos do governo. No mês passado, a Casa Civil encaminhou à Anatel um pedido de 50 funcionários (sendo 15 engenheiros) que devem ser devolvidos à estatal para que ela possa reiniciar suas atividades no setor. A ideia é concluir a transferência em dois meses. Mas o fato de o projeto estar próximo de um "pontapé inicial" concreto fez com que a cúpula responsável pelo assunto se calasse.
O tema tornou-se praticamente proibido. "Não posso responder sobre isso porque há uma recomendação de reserva neste assunto", esquivou-se Rogério Santanna, secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento. Santanna é tido como o "pai" do projeto e apontado nos balcões de aposta do setor como o futuro presidente da estatal reativada. A reserva se dá por dois motivos: um pedido claro do governo para que o assunto seja tratado com discrição e a preocupação de que a veiculação de informações mexa com as ações da Telebrás, como ocorreu no passado.
O assunto que Santanna disse não poder responder tem, de fato, potencial explosivo. Fontes deste noticiário contam que o governo teria encontrado um "plano B" para reativar a Telebrás sem ter que esperar a solução do contencioso da Eletronet. O uso da rede de fibras que compõe a Eletronet aguarda a execução de uma decisão tomada pela Justiça no ano passado, em que a Telebrás passaria a ser a responsável pela infraestrutura enquanto a disputa entre os acionistas é resolvida.
A nova alternativa que está sendo estudada pelo governo é o uso das redes da Petrobras e de Furnas. Ambas as estatais possuem uma malha considerável de fibras ópticas para seu próprio uso, como teleproteção de linhas (no caso de Furnas) e transmissão interna de dados (no caso da Petrobras). No setor elétrico, as fibras compõem os cabos para-raios nas redes de alta tensão. Já no caso da Petrobras, é comum usar a faixa de servidão dos oleodutos e gasodutos. Ao ser questionado se acordos estão sendo negociados entre a Telebrás e as outras duas estatais, Rogério Santanna desconversa: "não confirmo nem desminto".
Mesmo a devolução de funcionários é tratada com sigilo pelos envolvidos, direta ou indiretamente, no projeto. O presidente da Telebrás, Jorge da Motta e Silva, diz que só tem conhecimento da movimentação da Casa Civil pela imprensa, mas confessa que não participa diretamente das negociações para a reativação da empresa. Novamente, o argumento para não comentar o assunto foi o temor de que as ações da estatal voltem a ser objeto de especulação na bolsa de valores. "Essa questão é delicada. Como além de presidente, sou diretor de relações com investidores da Telebrás, tudo o que eu falar necessariamente tem reflexo no mercado", declarou. Apesar do silêncio da estatal, fontes próximas dos arquitetos do projeto asseguram que a realocação dos 50 funcionários está em pleno andamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.