Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mercado mundial de WLAN cresce 19,3% no primeiro trimestre, indica estudo

Mercado mundial de WLAN cresce 19,3% no primeiro trimestre, indica estudo

0
Publicidade

O mercado mundial de dispositivos de  rede local sem fio (WLAN) registrou expansão de 19,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com dados da IDC. As vendas para o setor corporativo continuaram a crescer a taxa anual composta (CAGR) acima de 15%, enquanto a demanda de consumidores finais registrou alta de 6,2%, na mesma base de comparação.

“A disseminação de dispositivos móveis e a adoção de aplicações móveis corporativas continuam a ser prioridade para as áreas de TI em termos de investimento em infraestrutura de WLAN entre diversas verticais de negócio”, diz o vice-presidente de infraestrutura de rede da IDC, Rohit Mehra. De acordo com o analista, o trimestre mostrou ligeira desaceleração na área de infraestrutura Wi-Fi, mas a previsão de longo prazo permanece inalterada com expansão projetada para os próximos anos.

Na perspectiva regional, a América Latina contrariou a tendência mundial ao registrar queda na casa de um dígito em relação ao primeiro trimestre do ano passado. A IDC não divulgou números, mas pontuou que taxa semelhante foi observada na Europa Central e Oriental. A Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, foi o destaque positivo, com aumento de 36,7% nas vendas.

Ranking de fornecedores

A Cisco se manteve na liderança do ranking de fornecedores de WLAN com US$ 510 milhões de receita no trimestre e 52,9% de participação de mercado, quebrando um recorde que resistia desde o quarto trimestre de 2010. O ganho foi de 23,4% em relação à posição registrada nos três primeiros meses de 2012. O bom desempenho se deu grande parte em decorrência do mercado americano, responsável por quase metade (48,8%) de sua receita.

Na segunda colocação aparece a Aruba, que elevou em 8,5% sua receita com WLAN corporativa e com isso chegou a 10,5% do mercado mundial corporativo. O resultado representa queda de um ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a HP, na terceira posição, aumentou em 12,4% o desempenho e atingiu 5,4% de participação de mercado, ligeiramente acima dos 5,1% acumulados entre janeiro a março do ano passado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile