Projeto da Algar melhora a competitividade na produção de software

0

A mineira Algar Tecnologia, do Grupo Algar desenvolveu o Suíte R, que reúne ferramentas de inovação tecnológica para melhoria da competitividade da empresa por meio da produção de software.

O projeto tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet).
 
A Algar Tecnologia está aplicando a ideia em escala experimental nos projetos de seus clientes e espera obter uma redução de 30% no retrabalho. O escopo do projeto conta com três ferramentas que contribuem com o avanço dos métodos e técnicas utilizadas pela engenharia da área:

1- Rastreabilidade: concepção de um novo modelo para a gestão da rastreabilidade dos artefatos em projetos de desenvolvimento de software, com gestão de códigos e documentos;

2- Reuso de componentes: criação de uma biblioteca de componentes reutilizáveis de software de maneira a proporcionar a reutilização do conhecimento entre os projetos desenvolvidos;

3- Framework para modernização de código: desenvolvimento de uma ferramenta que acelere a migração de código-fonte dos programas legados através da automação dos componentes existentes bem como a integração com os novos.

Para Sérgio Schwetter, coordenador de inovação da Algar Tecnologia, a modernização de um software, seja por meio da atualização ou modificação, aproveitando a estrutura existente, favorece a competitividade da empresa.

"O projeto reduz o custo e o prazo de entrega dos serviços, uma vez que não será necessário iniciar todo o processo do zero. É possível ainda gerar novas receitas e melhorar a eficácia de gestão e tecnologia nos produtos e serviços oferecidos, tanto atuais como os novos", destaca.

Segundo ele, parcerias como a estabelecida com a Fapemig e com o Cefet permitem a troca de conhecimento e o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com temas relevantes de interesse do Estado e do próprio Grupo Algar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.