Buscando uma forma de oferecer seguros de vida para população de baixa renda, a Caixa Seguros investiu numa plataforma simplificada, que viabilizasse a oferta de microsseguros através da rede de loterias e correspondentes bancários, batizada de Amparo.
Segundo Cesar Lopes, diretor de Seguros de Vida e Saúde da instituição, foi adotada a tecnologia da TransUnion, que faz a análise de risco em tempo de apenas 3 segundos, bastando o operador inserir o CPF do interessado no terminal. O sistema consulta a base de dados ZipOnline, que consiste em um conjunto de informações de contato e perfil para avaliação de risco, prevenção de fraude, localização e prospecção de clientes.
Os dados cadastrais, pessoais, endereços, etc, são confirmados de forma automática pela ferramenta. O plano mais simples custa R$ 30,00 por ano e confere um premio de R$ 2 mil ao herdeiro legal. Existem planos de R$ 40,00 e R$ 60,00. Todos incluem auxílio funeral, um sorteio mensal de R$ 20 mil, R$ 40 mil ou R$ 60 mil, dependendo da opção contratada, e uma cesta básica em caso de morte acidental durante três meses para a família.
Lopes explica também que a Caixa Seguros também está oferecendo o “Microcrédito Crescer”, a mesma solução de microsseguros voltada para empreendedores formais ou informais, além estar planejando um para o segmento patrimonial.
CIAB
A TransUnion participou do CIAB Febraban 2014, que termina nesta sexta-feira, 6, em São Paulo, onde lançou também a solução Crivo+Varejo, voltada para varejistas, financeiras e banco que podem contar com um processo completo de análise de crédito, que pode começar a operar em pouco tempo e de um jeito fácil. “Ao oferecer um serviço mais prático e acessível, pretendemos ampliar a nossa presença no mercado varejista e financeiro, atendendo a clientes de pequeno e médio porte e também às demandas mais específicas de grandes empresas, que já usam nossa plataforma”, disse o presidente da TransUnion no Brasil, Juarez Zortea.
A tecnologia usa vários bancos de dados diferentes. Associando mais parâmetros de pesquisa, a solução é essencial para validar a renda declarada pelo consumidor ou para segmentar decisões de crédito, marketing e cobrança.
Adaptável a qualquer porte de cliente, de startups até gigantes do setor, o Crivo+Varejo pode ser usado, por exemplo, para a análise de crédito de consumidores que pleiteiam financiamento de compras, cartão de crédito e empréstimo pessoal, tanto em comércios e lojas, quanto em bancos que atuem em financiamento de varejo. A solução pode operar no ambiente de tecnologia da TransUnion ou no próprio cliente, que terá o apoio completo da equipe de TI da provedora 24 horas por dia.