Buscando maior agilidade e qualidade em seus processos de negócios e insatisfeita com o software de gestão empresarial (ERP) utilizado, o qual não atendia mais às novas exigências da companhia, o Moinho Anaconda, produtora de farinhas com mais de 60 anos no mercado brasileiro, firmou, em 2010, uma parceria com a Softtek, fornecedora de soluções para processos de TI, que a ajudou a atingir tais objetivos.
O contrato, cujo valor não foi divulgado, envolveu a implementação, em janeiro de 2011, de uma ferramenta de ERP da SAP, que gerencia todos os processos da empresa incluindo a cadeia logística, vendas, produção e contabilidade, a integração entre os sistemas que a companhia já utilizava e o fechamento de um segundo contrato para suporte e manutenção das aplicações instaladas.
Após quase três anos e meio com a solução em funcionamento, o Moinho Anaconda conta agora com informações mais estruturadas e conseguiu, ainda, reduzir em até 75% o tempo de geração dos relatórios. Antes da implementação do sistema da SAP, a companhia só conseguia ter acesso às informações imprescindíveis para a tomada de decisões na metade de cada mês. Hoje, no 3º dia útil os dados já estão disponíveis para consulta e geração de relatórios.
Conforme ressalta Eduardo Murad, gerente de TI do Moinho Anaconda, as mudanças impactaram na maioria dos processos da empresa, principalmente na área de produção, e em respostas mais rápidas às necessidades dos clientes. "Precisávamos de um sistema ágil, que nos ajudasse com o faturamento dos materiais, emissão de boletos e notas fiscais enquanto realizamos o carregamento", explicou. Outros benefícios internos que refletiram em melhorias na gestão são a facilidade na organização de dados gerenciais e demonstrações financeiras para auditorias externas.
Atualmente, 141 colaboradores do Moinho Anaconda, incluindo presidência, diretorias e diversas gerências utilizam o novo sistema nas duas unidades de processamento da companhia, localizadas em São Paulo e Curitiba, além dos seis centros de distribuição situados no estado de São Paulo (Valinhos, Bauru e Bebedouro), Paraná (Maringá e Pato Branco) e Santa Catarina (Navegantes).