Hospital Santa Izabel na Bahia aprimora decisão clínica com novo software

0

O Hospital Santa Izabel, instituição de saúde da Santa Casa da Bahia, localizado em Salvador (BA), começou a utilizar um software de suporte à decisão clínica dos médicos. Através da ferramenta UpToDate, da Wolters Kluwer Health, eles conseguem rever casos e patologias e utilizá-la como fonte rápida de referência para prescrever receitas. Mais de 2 mil pacientes atendidos diariamente já têm sentido melhorias na segurança e eficácia do diagnóstico após a adoção da tecnologia.

De acordo com Gilson Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, o UpToDate está cada vez mais difundido entre os profissionais da instituição, que a utilizam tanto pela internet quanto off-line. A base de informações foi acessada 23 mil vezes pelos médicos do Santa Izabel num período de um ano, entre março de 2015 e março de 2016.

Todas as áreas da clínica médica, desde emergência, unidades de internação aberta (enfermaria e quartos) até as unidades de cuidados intensivos, fazem uso da solução. No entanto, as especialidades que mais acessam o UpTodate são Infectologia, Farmacologia e Doenças Cardiovasculares.

"O crescimento do uso dessa ferramenta em nosso hospital, é um indicador importante do enorme valor desse sistema de apoio à decisão clínica, que utiliza rigoroso processo editorial para sintetizar recentes informações médicas em recomendações confiáveis. Essa ferramenta contribui mesmo nos casos considerados menos usuais", enfatiza o diretor.

O software também tem sido utilizado pelos residentes do hospital. "O UpToDate é uma excelente fonte de informação, especialmente durante o período de residência médica, em que o tempo que sobra para estudar e rever artigos é muito menor", diz Vitor Ruffini, residente do segundo ano do programa de clínica médica. Para ele, a ferramenta é uma maneira rápida de obter informação de qualidade e melhora a qualidade do atendimento, devido à facilidade de acesso.

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, em Salvador (BA), conta com cerca de 525 leitos, 85 de UTIs e 13 salas, em uma área de 37 mil metros quadrados, onde são realizadas 15 mil cirurgias e 145 mil consultas e procedimentos ambulatoriais por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.