Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Em meio à pandemia, ataques cibernéticos a bancos crescem 238%

Em meio à pandemia, ataques cibernéticos a bancos crescem 238%

2
Publicidade

A urgência pelo isolamento social e a necessidade do trabalho remoto como forma de evitar a propagação da Covid-19, têm provocado uma onda adicional de ataques cibernéticos ao sistema financeiro em todo o mundo. Os sistemas de segurança passaram a ser um dos principais alvos dos hackers e já totalizam um aumento de 238%, segundo a a Allot.

No Brasil, mais de 90% dos bancos tiveram de adotar o formato de trabalho remoto e, desde então, passaram a enfrentar tentativas diárias de ciberataques, especialmente por malwares. Dados do VMware Carbon Black indicam que quase 27% de todos os ataques virtuais são direcionados à bancos ou instituições de saúde.

De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor financeiro investe cerca de R$ 2 bilhões anuais para garantir a confidencialidade de dados dos clientes e sua estrutura de segurança da informação.

Segundo a Allot, com a pandemia as técnicas dos hackers estão sendo aperfeiçoadas, elevando a necessidade de monitoramento e controle de sistemas. Entre eles estão o uso de engenharia social – que é equivalente à 80% dos golpes no mercado – e táticas mais avançadas para explorar não apenas o fator humano, mas também elos fracos de processos e tecnologias em uso pela cadeia de suprimentos.

Além disso, o uso das famílias de malware Kryptik e Emotet se tornou frequente, assim como a utilização de Obfuse, CoinMiner e Tiggre. Ataques de Ransomware contra o setor financeiro também aumentaram cerca de 9 vezes desde o início de fevereiro até o final de abril de 2020, e tentativas de destruição, não apenas roubo de informações, vêm se tornando mais comuns.
As novas formas de ciberataque vão desde a reedição do antigo phishing, que aumentaram 44% entre fevereiro e março deste ano e que agora utilizam a Covid-19 como tema, até o crime do motoboy, com abordagens mais sofisticadas e perigosas.

De acordo com Thiago Souza, responsável pela operação da Allot no Brasil, “Analytics, biometria, cartão virtual, QR code e notificações via aplicativo são as principais tecnologias usadas para combater as fraudes, além da essencial conexão criptografada VPN (Virtual Private Network) entre colaborador e empresa, para impedir que terceiros visualizem a transmissão de dados. É importante que todas as organizações – provedores de serviços financeiros, em particular – permaneçam vigilantes diante dessas ameaças em evolução”, explica.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile