O que a pandemia ensina sobre gestão de riscos nas empresas

0

A pandemia decorrente da COVID-19, que se alastrou pelo mundo em tão pouco tempo, fez a sociedade repensar suas atitudes de higiene, saúde e relacionamento social. Mas, mais do que isso, trouxe a todos os segmentos novas formas de agir e pensar em prol da manutenção da vida humana, incluindo a educação, inovação, economia e o empreendedorismo. Se há muito tempo falávamos de uma boa gestão de riscos dentro das empresas, em que cenários economicamente catastróficos podiam ser previstos e superados, a partir de agoras as empresas – sejam elas pequenas, médias ou grandes corporações – devem correr contra o tempo e incluir em seus estudos e preparativos as pandemias.

Ao longo da história, existiram diversos eventos como este. No estudo "Tail Risk of Contagious Diseases", de  P. Cirillo e N. N. Taleb, publicado em março, estão listados os 55 eventos epidemiológicos mais recentes e graves da humanidade em cada século, 20 deles relativos à peste negra, 9 de cólera, 7 de influenza e 5 de varíola, que com o avanço da ciência passaram ao controle da saúde. Chama a atenção, no entanto, que em somente duas décadas já foram coletados 10 desses surtos. O estudo sugere que, mantidas as condições e padrões atuais das relações humanas em todos os setores, podemos ter três vezes mais o número de eventos que no século XIX, considerado o pior dos séculos das epidemias na história da humanidade.

Em outras palavras, o risco da ocorrência de novas pandemias se tornaria potencialmente maior, o que deve servir de indicador para a gestão de riscos incorporar em suas avaliações mais esta categoria, dado o elevado potencial de severidade em termos econômicos e a persistência temporal de seus efeitos sobre os negócios. As esferas governamentais em conjunto com o setor privado necessitam gerar esforços que garantam a sustentação financeira do mercado durante os períodos de crise, permitindo que, após o período necessário para a contenção da mesma, as atividades possam retomar no melhor cenário possível. Mas como ter um plano de gestão de riscos sem saber o que vem pela frente?

As métricas podem auxiliar os diversos tipos de negócios, seja durante crises econômicas ou situações como a que vivemos atualmente. Olhando para a probabilidade de novas pandemias ao longo das próximas décadas, a mensuração de dados estatísticos se torna um dos pilares mais relevantes para uma gestão de riscos efetiva.

Obviamente que não devemos ser pessimistas, mas o time de gestão de riscos precisa considerar todos os cenários e estar preparado para tomar medidas radicais – se forem necessárias – pelo bem estar de sua equipe e a boa saúde financeira de uma empresa.

Não há gestão efetiva de riscos sem mensuração objetiva que permita a adoção de estratégias decisórias coerentes mais embasadas em dados e fatos. Estamos passando por um momento absolutamente singular e disruptivo que nos obriga a mudar nossa visão e atitudes diante da realidade que se coloca à nossa frente. A nosso favor, temos a ciência e todo o conhecimento acumulado, bem como tecnologias desenvolvidas. Mas, outras pandemias são cada vez mais prováveis em função do próprio desenvolvimento da sociedade moderna e suas atividades econômicas podendo se constituir, cada vez mais, no novo normal.

Diante disso, é necessário que a gestão de riscos evolua no sentido de incorporar métodos prospectivos de avaliação e mensuração mais objetivos para capturar o risco de crises não só no âmbito econômico, mas também ligadas à saúde. Assim, passamos a ser capazes de quantificar a severidade ou considerar diversos cenários evolutivos para a prevalência. 

Olhar para a gestão de riscos pode auxiliar no melhor processo de tomada de decisão, tanto no setor público quanto privado, estando melhor equipados para avaliar cenários absolutamente extremos permitindo o aprimoramento de planos de continuidade de contingenciamento públicos e de negócios, bem como na avaliação do risco de solvência e liquidez. Sem prejuízo, obviamente, das questões humanitárias, uma vez que não há escolha entre vidas e economia. Afinal, este se constitui claramente em um falso dilema.

Alexandre Oliveira, diretor de Riscos da Matera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.