67% dos CEOs brasileiros estão adotando ativamente agentes de IA

0
Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value aponta que 67% dos CEOs brasileiros estão adotando ativamente agentes de IA em suas organizações e estão preparados para implementá-los em escala, superando a média global de 61%. Além disso, 59% dos executivos brasileiros disseram que estão preparando os funcionários para as mudanças culturais e operacionais que os agentes de IA estão trazendo para o ambiente de negócios.
O estudo anual da IBM com CEOs entrevistou 2.000 executivos de 33 países – incluindo o Brasil – e 24 indústrias em todo o mundo. Durante o AI Forum 2025, evento promovido pela IBM, dados e insights do estudo foram apresentados para os convidados, clientes e parceiros, abordando como os agentes de IA estão transformando a produtividade, os processos e as indústrias de diferentes setores econômicos brasileiros.
Segundo a pesquisa, os entrevistados globalmente esperam que a taxa de crescimento dos investimentos em IA mais que dobre nos próximos dois anos. Além disso, 59% dos CEOs brasileiros priorizam casos de uso de IA com base no ROI e 71% relataram que possuem métricas claras para medir o ROI da inovação. Outro ponto importante que mostra o atual cenário das empresas em relação a tecnologia no Brasil é que 88% planejam manter ou acelerar o ritmo de transformação digital em 2025.
Para Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil, o estudo comprova o que já estamos vendo no nosso dia a dia. A aceleração do uso da IA é chave para que as empresas se mantenham relevantes para seus clientes e atrativas para seus colaboradores.
O estudo expõe, ainda, que 63% dos CEOs brasileiros acreditam que os ganhos potenciais de produtividade da automação são tão grandes que precisam aceitar riscos significativos para se manterem competitivos e 61% afirmam que o risco de ficar para trás os leva a investir em tecnologias antes de entenderem totalmente seu valor.
Outros dados da pesquisa:
  • 58% dos CEOs acreditam que a vantagem competitiva depende de quem tem a IA generativa mais avançada.
  • 46% afirmam que estão incentivando suas organizações a adotar a IA generativa em um ritmo mais rápido do que algumas pessoas consideram confortável.
  • 59% dizem que suas organizações precisam tirar proveito de tecnologias que mudam mais rápido do que as pessoas conseguem se adaptar.
  • 69% afirmam que a IA muda aspectos do negócio que consideram essenciais ("core").
  • 71% dizem que o sucesso depende de manter um grupo amplo de líderes com profundo conhecimento de estratégia e autoridade para tomar decisões críticas.
  • 76% consideram a flexibilidade orçamentária para oportunidades digitais como crítica para crescimento e inovação a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.