A Qlik, líder global em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anuncia durante a conferência anual de usuários da Snowflake, o Snowflake Summit 2025, o lançamento do suporte nativo para tabelas Apache Iceberg gerenciadas via Snowflake, permitindo pipelines de dados rápidos e com formato aberto diretamente no ambiente governado e de alto desempenho do Snowflake. Além disso, a Qlik está introduzindo recursos adicionais que permitem aos clientes aproveitarem o Qlik Open Lakehouse, impulsionado por Apache Iceberg, em conjunto com Snowflake, para maior flexibilidade de arquitetura e escalabilidade em IA.
Esses avanços foram projetados para ajudar os clientes Snowflake a reduzir a latência, otimizar a eficiência do armazenamento e da computação, e acelerar o desenvolvimento de aplicações impulsionadas por IA, incluindo retrieval-augmented generation (RAG) por meio do Snowflake Cortex AI
Os novos recursos incluem:
– Streaming nativo para tabelas Iceberg gerenciadas via Snowflake: O Qlik Talend Cloud® agora suporta Change Data Capture (CDC) contínuo de sistemas corporativos diretamente nas tabelas Iceberg gerenciadas via Snowflake, possibilitando ingestão de baixa latência com suporte a SLAs de negócios rigorosos para casos de uso de analytics e IA.
– Otimização e espelhamento do Qlik Open Lakehouse: O Qlik Open Lakehouse combina ingestão de baixa latência em tabelas Apache Iceberg com um otimizador automatizado que gerencia a compactação, o particionamento e a limpeza no S3 — fornecendo consultas mais rápidas e um footprint de armazenamento reduzido sem ajuste manual. Ele também espelha os dados do Iceberg de volta para o Snowflake para transformações downstream sem duplicar os dados.
– Produtos de Dados com um clique e execução de qualidade no Snowflake: Os produtos de dados da Qlik podem ser gerados diretamente dentro dos ecossistemas Snowflake dos clientes, aproveitando o Qlik Talend Trust Score™ para realizar o processamento da qualidade de dados dentro do Snowflake, permitindo que as equipes produzam outputs governados e de alta qualidade que elevam o valor dos ativos, que passaram por curadoria.
– Knowledge Mart para RAG no Snowflake Cortex: O Knowledge Mart da Qlik transforma conteúdos estruturados e não estruturados — incluindo PDFs, transcrições de chamadas e registros relacionais — em ativos vetorizados prontos para IA no Snowflake, impulsionando pipelines de retrieval-augmented generation por meio do Cortex com total explicabilidade e governança.
"Padrões abertos como o Apache Iceberg são fundamentais para um stack de dados interoperável, incluindo Qlik e Snowflake", diz Saurin Shah, Gerente de Produto Sênior de Engenharia de Dados da Snowflake. "Ao combinar ingestão em tempo real, otimização automatizada e pipelines de IA prontos para o Cortex, a Qlik, ao lado da Snowflake, ajuda os clientes a acelerar o tempo para obtenção de insights, maximizando o valor de seus investimentos em dados."
"A integração entre Qlik e Snowflake transformou a maneira como gerenciamos e operacionalizamos os dados", diz Michael Benassi, Vice-Presidente de Analytics Empresarial da United Federal Credit Union. "Ao operacionalizar a ingestão de dados quase em tempo real e pipelines de engenharia simplificados, conseguimos escalar insights em toda a empresa e fornecer suporte para iniciativas de IA mais rápidas e confiáveis."
"Este lançamento fornece aos nossos clientes conjuntos o poder de fazer mais com seu investimento em Snowflake", diz David Zember, Vice-Presidente Sênior de Canais e Alianças Globais da Qlik. "Ao combinar a ingestão em tempo real e a otimização de Iceberg da Qlik com a governança nativa do Snowflake, estamos desbloqueando um caminho mais inteligente para analytics e IA, que é tão aberto quanto escalável."
Os novos recursos da Qlik já estão disponíveis em uma prévia privada e estão programados para serem disponibilizados de forma geral em julho de 2025.