As ações da Apple subiram mais de 3% nesta quinta-feira (5/7), impulsionadas por apostas de investidores sobre a forte demanda pelo iPhone, segundo o jornal americano The Washington Post. Analistas de mercado estimam que as vendas do iPhone no primeiro fim de semana de lançamento do aparelho tenham alcançado as 700 mil unidades e investidores apostam que o bom momento continue para a empresa.
A AT&T, operadora americana que vende com exclusividade o celular, informou que praticamente esgotou os estoques do aparelho no primeiro fim de semana. A empresa não forneceu dados específicos. Em relação a Europa, a Apple tem informado que lançará o iPhone ainda neste ano e em 2008, na Ásia.
Informações publicadas pela imprensa européia esta semana afirmaram que a Apple pode estar perto de fechar acordos de distribuição com operadoras celulares na França, Alemanha e Inglaterra, numa estratégia similar à adotada quando lançou a loja de música online iTunes na Europa, em 2004.
As ações da Apple tiveram mais de 50% de valorização desde que revelou em janeiro o smartphone, um misto de telefone celular, tocador de músicas e vídeos digitiais, computador de bolso e navegador de internet. A empresa de análise de mercado iSuppli informou na terça-feira que o celular gera uma margem de lucro de 55% para a Apple, depois dos custos de produção e de aquisição de componentes.