O consultor de CRM está chegando!

0

"Um pastor cuidava de suas ovelhas, quando avistou no horizonte um possante Jeep vindo em sua direção. Ao chegar perto do pastor, o Jeep parou. Desce um homem que, sem mais nem menos, pergunta:
– Se eu lhe disser quantas ovelhas existem aqui, você me daria uma? – O pastor, humildemente, acenou que sim. Rapidamente, o homem sacou seu laptop e, num instante, respondeu:
– Trezentos e trinta e cinco.
O pastor, sem nada falar, deu-lhe um animal e indagou:
– Se eu adivinhar sua profissão, posso ter o animal de volta?
– Sim.
– O senhor é consultor!
Estupefato, o homem devolve o animal ao pastor, mas não sem antes perguntar como ele adivinhou.
– O senhor chegou aqui sem ser chamado, me disse o que eu já sabia, cobrou por isso e, o pior, não sabe a diferença entre uma ovelha e um cão pastor!"
Apesar da "piadinha", é bastante frequente a contratação de consultorias quando se pretende investir em mudanças de processos, organização e estratégia, pois nem sempre as empresas contam com o conhecimento necessário em seu quadro funcional. Nos projetos de CRM há espaço para a consultoria, porém, para evitar problemas, é fundamental informar à empresa o que ela ainda não sabe e reconhecer a diferença entre uma ovelha e um cão pastor.
Nos dias de hoje proliferam consultorias, sendo um dos grandes desafios definir o tipo a contratar. Pensando no CRM, existem aquelas especializadas nas questões organizacionais e processos, outras 100% voltadas à estratégia, e uma boa parte interessada na tecnologia, com foco na venda e implantação de produtos. Com exceção dos fornecedores de softwares CRM, que possuem equipes diretas e/ou indiretas de implementação, muitas consultorias de base acabam por não conhecer os produtos de CRM do mercado e os envolvidos no projeto, ocasionando "GAPs" entre o que se planeja e o que efetivamente pode ser implantado.
Antes de escolher a consultoria e o consultor, é importante avaliar a experiência e o conhecimento em pelo menos cinco pontos necessários aos bons projetos de CRM.
Mudança de Cabeça – Até que ponto a consultoria está preparada para o "change management"? Em quais projetos já enfrentou tal desafio? Que resultados colheu? Que produtos/serviços dispõe para este tema? Pensar sob a ótica do cliente, mudar valores e principalmente atitudes pessoais não é tarefa fácil nos projetos de CRM e merece atenção e habilidade.
Redesenho de Processos – Os processos existem, mas nem sempre estão adequados à estratégia CRM. Os clientes são diferentes, mas nem sempre são tratados de forma diferente pela empresa. Ser capaz de levar os processos à estratégia CRM exige conhecimento das práticas do marketing de relacionamento, competência em fluxos de trabalho e criatividade. Fuja neste ponto de consultores orientados exclusivamente à tecnologia.

*Egon Coradini é Diretor Comercial da MSBS Tridea para Microsoft CRM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.