Governo lança projeto para criação de software de acesso a dados de interesse público

0
0

BRASÍLIA — O governo federal iniciou projeto para transformar a criatividade de programadores, desenvolvedores, inventores da área de TI e até mesmo hackers em soluções de acesso e transparência a dados de interesse público. Com formato de uma "maratona", mas para o desenvolvimento de software, com duração de 48 horas, o projeto, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveu o 1º Hackathon de Dados dos Projetos Sociais do Governo Federal, que ocorre durante o 14º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre, até este sábado, 6.

De acordo com informações do MCTI, o governo abriu a base de dados de seus programas sociais, pela primeira vez na história, para que as informações sejam transformadas em sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e visualização de dados. A ideia é que a parceria entre o governo e programadores de software livre ganhe um status permanente a partir de agosto, quando o MCTI, junto ao Ministério do Planejamento (MPOG), anunciará uma nova medida no âmbito do programa TI Maior: Ecossistemas Digitais de Software Livre, que fomenta o desenvolvimento de software e soluções de alta complexidade.

"Ainda não posso adiantar os detalhes desse programa, mas posso dizer que esta maratona é uma centelha do que está por vir", adiantou o coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador da Secretaria de Política de Informática do ministério (Sepin/MCTI), Rafael Moreira.

Deixe seu comentário