Governo lança projeto para criação de software de acesso a dados de interesse público

0

BRASÍLIA — O governo federal iniciou projeto para transformar a criatividade de programadores, desenvolvedores, inventores da área de TI e até mesmo hackers em soluções de acesso e transparência a dados de interesse público. Com formato de uma "maratona", mas para o desenvolvimento de software, com duração de 48 horas, o projeto, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveu o 1º Hackathon de Dados dos Projetos Sociais do Governo Federal, que ocorre durante o 14º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre, até este sábado, 6.

De acordo com informações do MCTI, o governo abriu a base de dados de seus programas sociais, pela primeira vez na história, para que as informações sejam transformadas em sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e visualização de dados. A ideia é que a parceria entre o governo e programadores de software livre ganhe um status permanente a partir de agosto, quando o MCTI, junto ao Ministério do Planejamento (MPOG), anunciará uma nova medida no âmbito do programa TI Maior: Ecossistemas Digitais de Software Livre, que fomenta o desenvolvimento de software e soluções de alta complexidade.

"Ainda não posso adiantar os detalhes desse programa, mas posso dizer que esta maratona é uma centelha do que está por vir", adiantou o coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador da Secretaria de Política de Informática do ministério (Sepin/MCTI), Rafael Moreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.