RNP lança projeto de computação em nuvem para comunidade acadêmica

0
0

BRASÍLIA— A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por operar a rede acadêmica dedicada à pesquisa colaborativa no país, em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambuco (IFPE), lança na próxima segunda-feira, 8, o projeto piloto Centro de Dados Compartilhados (CDC) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). De acordo com a RNP, trata-se do primeiro projeto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) de um serviço de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa no país, em parceria com a fabricante chinesa de equipamentos de telecom Huawei.

Segundo a instituição, em um primeiro momento, o objetivo do CDC será prover infraestrutura como serviço, porém, por se tratar de um projeto piloto, a sua capacidade será limitada no início, a fim de possibilitar a experimentação da plataforma. Para a sua implantação, a RNP contará com a solução Conteiner Data Center IDS1000, doada pela Huawei, e será responsável pela importação e entrega dos contêineres e equipamentos em Recife e Manaus. Além da implantação do CDC no IFPE, esse mesmo projeto prevê a criação de outro CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus.

De acordo com a gerente de projetos da RNP, Graciela Marins,"os resultados contribuirão para a definição de políticas públicas e o estabelecimento de metas e diretrizes para ações futuras relacionadas à entrega de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa". Após a execução do projeto piloto, com término previsto para 2014, quando entrará em operação o CDC de Recife e Manaus, a RNP espera ampliar essas ações para atender outras necessidades de armazenamento e processamento na nuvem da comunidade de ensino e pesquisa no Brasil.

Deixe seu comentário