Brasil é o terceiro país no ranking dos viajantes conectados

0

O uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão, revela o estudo TripBarometer Viajante Conectado divulgado pelo TripAdvisor. A pesquisa realizada com 34 mil turistas do mundo inteiro define o perfil dos "Viajantes Conectados", aqueles que usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem – 42% desse total.  Analisando os resultados por região, a América do Sul conta com a maior proporção desses viajantes em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%). No Brasil, esse índice é de  59%, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

"Para mim, não existe a possibilidade de realizar uma viagem sem utilizar o meu smartphone. Além de fazer todo o planejamento por meio do aparelho, durante as férias, eu o utilizo para fazer o check-in e já aproveito para tirar fotos com os meus amigos no aeroporto para mostrar a todos como viajar me deixa feliz", afirma Ariane Ianicelli, usuária do TripAdvisor. "Apesar de planejar o roteiro com base nas avaliações dos viajantes com antecedência, meu smartphone me ajuda a encontrar diferentes opções de restaurantes e atrações perto do local onde estou no momento", completa.

O levantamento identificou que 45% dos Viajantes Conectados costumam usar seus smartphones para reservar atrações, 72% usam os aparelhos para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis.

"Esse levantamento revela um hábito crescente entre os viajantes", afirma Adam Medros, vice-presidente sênior de Produtos do TripAdvisor. "Enquanto as reservas de viagens por meio de dispositivos móveis encontram-se em ascensão entre os turistas, para os Viajantes Conectados o smartphone é uma companhia essencial durante suas viagens. Por meio de aplicativos de viagens, esse perfil de público busca atrações e restaurantes perto de onde se encontram naquele momento. Eles também são mais propensos a usarem seus smartphones como uma ferramenta de reserva, antes e durante a Viagem".

O estudo faz parte do TripBarometer, pesquisa realizada em nome do TripAdvisor pela Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.

Aplicativos

O uso de aplicativos de reservas de viagens têm crescido a cada dia – de acordo com o levantamento, o número de usuários desse recurso tem dobrado ano a ano. Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de apps – estatística que cresceu para 8% neste ano. Entre os Viajantes Conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco turistas pertencentes a esse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

Em relação à utilização do dispositivo móvel para fazer reservas, os Viajantes Conectados são duas vezes mais propensos a esse hábito do que os outros turistas. Notebooks e computadores, no entanto, ainda são os mais usados para fazer reservas de hotéis: 50% dos Viajantes Conectados usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.

A tendência de utilização de plataformas móveis é ainda mais aparente quando se trata de atividades durante as viagens, onde o smartphone torna-se o segundo dispositivo de reserva mais popular, apenas atrás do notebook: 55% dos Viajantes Conectados dizem que utilizam o notebook e 45% afirmam que utilizam seus smartphones para planejar atividades durante suas viagens. Esta última estatística, aliás, é o ponto que mostra uma das maiores discrepâncias entre os Viajantes Conectados e os demais turistas, já que apenas 28% dos viajantes pertencentes ao segundo grupo, usam seus smartphones para planejar coisas para fazer antes das férias.

Smartphone 

Os Viajantes Conectados são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.

TripAdvisor
Destinos

A China deve receber o maior número de Viajantes Conectados em 2015. Cerca de 60% dos entrevistados que planejam visitar o país nos próximos 12 meses são Viajantes Conectados. Na sequência, estão Austrália (57%), Tailândia (55%) e Itália (54%). Já 61% dos viajantes que pretendem visitar o Brasil nos próximos 12 meses são Viajantes Conectados.

1Metodologia: O estudo TripBarometer do TripAdvisor é baseado em uma pesquisa online realizada a entre 16 janeiro – 2 fevereiro de 2015, conduzida pela empresa de pesquisa Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44.277 entrevistas em 32 mercados, abrangendo sete regiões. A amostra é composta de 34.016 consumidores que são usuários do site TripAdvisor e painelistas da Ipsos que planejaram sua viagem usando a internet no último ano; e 10.261 hoteleiros que utilizam os serviços do TripAdvisor, tornando-se o maior levantamento de viajantes e hoteleiros do mundo.

Os dados da pesquisa do consumidor são ponderados para representar o perfil conhecido da população on-line, para se manter em sintonia com as edições anteriores do TripBarometer. Igual ponderação também é aplicada em nível nacional para a pesquisa com os hoteleiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.