Publicidade
Início Notícias Gestão Nova ferramenta leva inteligência artificial à extração de petróleo

Nova ferramenta leva inteligência artificial à extração de petróleo

0
Publicidade

Como resultado de um projeto de pesquisa de três anos, a Petrogal Brasil e o time da IBM Research Brasil desenvolveram, sob incentivo da estrutura regulatória da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o protótipo de uma ferramenta que, usando inteligência artificial e outras tecnologias de ponta, atua como um assistente para geocientistas na identificação e avaliação de prospectos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas.

A ferramenta interage com os cientistas, trazendo insights e sugestões de acordo com o contexto e pode ajudá-los no desenvolvimento de modelos geológicos aprimorados, na avaliação de riscos de forma mais rápida e eficiente para novos prospectos de exploração e na otimização do desenvolvimento de novos poços exploratórios.

Treinada a partir do conhecimento obtido de diversas interpretações sísmicas e trabalhos de campo já existentes, e com conhecimento capturado em um sistema de representação de conhecimento que leva em conta o contexto e práticas de seus usuários, a tecnologia aprimora continuamente seus recursos, aprendendo por meio da interação com os usuários ou com a inserção de novos dados, segundo a IBM.

A compreensão visual baseada em IA é usada para ajudar os geocientistas a examinar grandes conjuntos de dados sísmicos em 3D e identificar rapidamente estruturas geológicas que possam armazenar petróleo e gás.

O protótipo automatiza a análise de documentos técnicos (incluindo anotações feitas por cientistas e pesquisadores), fornece conselhos / sugestões sobre como interpretar imagens da subsuperfície e auxilia nas avaliações de risco.

O sistema está sendo testado atualmente por geocientistas e novos recursos estão sendo desenvolvidos pelas duas empresas. Estamos muito animados pois sabemos que este protótipo pode impulsionar o uso de tecnologias avançadas pela indústria de Óleo e Gás e romper barreiras tecnológicas, possibilitando um melhor entendimento sobre as potenciais aplicações de Inteligência Artificial no setor de energia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile