Em PE, jovens de baixa renda recebem treinamento para trabalhar no Porto Digital

0

A Qualiti Innovative Learning, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, está lançando o projeto SocialCode, um programa social de formação de desenvolvedores de softwares. O curso faz parte do novo projeto Forma.Aí, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco, e que visa promover a qualificação de jovens para garantir vagas na área de tecnologia da informação (TI).

O curso de qualificação, que será totalmente gratuito para os participantes, tem como objetivo promover um maior engajamento dos estudantes de baixa renda no grande volume de vagas de emprego no Porto Digital, que atualmente conta com mais de 3200 postos de trabalho em aberto. "A ideia é mostrar a estes estudantes de que todos são capazes, sim, de garantir uma dessas vagas", destaca Fernando Wanderley, diretor da Qualiti Innovative Learning, que faz parte do Grupo Pitang de tecnologia.

"Vamos exercer um papel de acelerador profissional para colocar o aluno dentro do mercado de trabalho", continua. "O propósito é fornecer uma formação acelerada em desenvolvimento de softwares. O curso contemplará 30 alunos, todos jovens de baixa renda e que ingressaram recentemente em universidades por meio de bolsas do ProUni", complementa Fernando.

A Qualiti é uma das empresas referência no país na formação e treinamento de profissionais na área de TI. No último ano, a empresa se destacou ainda mais pelo seu projeto RecoDev, que prepara profissionais das mais diversas áreas para mudarem de profissão e ingressarem no mercado de tecnologia. Até o momento, 250 profissionais já foram "recodificados" pela companhia, sendo que 86% deles ingressaram imediatamente em empresas de tecnologia.

O SocialCode surgiu para ser uma extensão do projeto ReCodev, mas sendo totalmente gratuito e voltado para jovens beneficiados pelo ProUni. Além de receber esse treinamento, os estudantes que tiverem o melhor desempenho durante as aulas também irão garantir uma vaga de estágio. "Contamos com a colaboração de empresas do Porto Digital. Elas vão se responsabilizar em 'adotar' esses alunos com um programa de estágio supervisionado. Assim, eles poderão ter uma formação continuada", explica Antonio Valença, CEO do Grupo Pitang.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.