Mais de metade dos brasileiros utiliza biometria para proteger suas informações, indica Mastercard

0

Um estudo realizado pela Mastercard, em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, apontou as principais preocupações dos brasileiros com relação a segurança nos ambientes digitais. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirma utilizar alguma forma de biometria como proteção no seu cotidiano, enquanto 32% apontam o costume de salvar suas senhas em computadores pessoais ou smartphones. Enquanto isso, 24% dizem compartilhar suas senhas com pessoas próximas e familiares. Perguntados sobre quais informações seriam mais prejudiciais em vazamentos, o número de CPF foi o item mais lembrado, seguido pelo número de celular e o endereço de e-mail.

Sobre o uso de biometria, solução de proteção em constante crescimento entre os brasileiros, 32% dos entrevistados consideram de grande relevância para o ecossistema digital, enquanto 30% afirmam ter média relevância e 19% dizem ter pequena relevância para a sua segurança atualmente. Entretanto, 49% dos brasileiros apontam que a biometria será de grande importância para a segurança das contas digitais daqui a dois anos.

Tecnologia do futuro, no presente

Atualmente, é comum que muitos consumidores utilizem a biometria física, que utiliza a digital ou a face para reconhecer o usuário. Contudo, a Mastercard acredita que o futuro da autenticação está na biometria comportamental, uma das mais poderosas tecnologias de segurança de dados existentes.

Esse tipo de solução utiliza uma gigantesca base de dados armazenados previamente com hábitos dos consumidores, como a velocidade em que digitam no teclado do computador e do celular, os horários em que acessam seus aplicativos dos bancos ou lojas online, e o nome de suas redes wi-fi. Esses dados são armazenados pelo NuDetect, sistema de Inteligência Artificial produzido pela NuData Security, uma empresa da Mastercard, que cria um perfil base do titular da conta para validar suas informações e garantir que a operação se encaixe no padrão esperado.

Além de proporcionar maior segurança, o NuDetect aprimora a experiência do consumidor, sem que haja a necessidade de realizar um processo longo e demorado para validar ou recuperar as senhas. A confiança do sistema traz tranquilidade aos clientes Mastercard sem gerar fricção, e atua na detecção de malwares, para que toda a experiência seja segura, prática e rápida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.