Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fornecedoras da Apple são acusadas de emitir substâncias tóxicas em rios na...

Fornecedoras da Apple são acusadas de emitir substâncias tóxicas em rios na China

0
Publicidade

Órgãos reguladores chineses iniciaram investigações em duas fornecedoras da Apple por suspeita de emissões de substâncias tóxicas no meio ambiente. Segundo o The Wall Street Journal, grupos ambientais alegam que as fábricas pertencentes a Foxconn e a UniMicron estão bombeando grandes quantidades de metais pesados tóxicos nos rios das localidades onde estão instaladas. A investigação ocorre uma semana depois de a China Labor Watch, organização não governamental que atua na área trabalhista, sediada em Nova York, identificar uma série de irregularidades trabalhistas na Pegatron, fábrica da fornecedora taiwanesa de dispositivos da mesma empresa.

As autoridades locais iniciaram o processo de investigação após o ativista ambiental chinês Ma Jun e um grupo de cinco organizações não governamentais acusarem as empresas de contaminarem com metais pesados a água dos rios Huangcangjing e Hanputang, que alimentam os rios Yangtzé e Huangpu, maiores fornecedores de água a Xangai. O teste para verificar as acusações podem levar uma quantidade considerável de tempo e resultar em penalidades severas, segundo o vice-diretor do órgão ambiental da China, Ding Yudong.

Em resposta, a Foxconn disse que está em conformidade com as normas de emissão de poluentes, alegando  que outras fábricas da região descarregam resíduos nos mesmos rios. Já a UniMicron declarou que realiza inspeções diárias em esgotos e instalou monitores para cumprir pedidos das autoridades locais, contratando também uma empresa terceirizada para verificar o esgoto trimestralmente. A Apple disse ao jornal americano que trabalha junto aos seus fornecedores e grupos ambientalistas para garantir que os padrões ambientais sejam cumpridos. “A Apple realiza regularmente auditorias com seus fornecedores e não tolera violações ambientais”, declarou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile