Publicidade
Início Blogueria Vai criar um marketplace? Comece pela API

Vai criar um marketplace? Comece pela API

0
Publicidade

Conveniência – tudo em único local, melhores preços e confiança. Os marketplaces estão conquistando os consumidores online e se mostram cada vez mais uma estratégia de mercado para grandes e-commerces. Para esse modelo funcionar, os markeplaces têm de atrair muitos lojistas e seus milhares de produtos. Já os lojistas precisam ser capazes de se conectar aos marketplaces de forma descomplicada. A mágica para isso acontecer são as APIs, uma espécie de cola digital que faz a integração de sistemas de lojistas à plataforma de marketplace. A integração promovida pela API é o que acelera a atração de novos lojistas, responsáveis por uma boa parte do que é vendido em um marketplace.

A onda dos marketplaces teve início com a Amazon e a visão arrojada de Jeff Bezos, seu criador. No Brasil, a CNova, controladora das operações online do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, foi a pioneira, mas hoje tem a companhia de B2W e Walmart, além do Mercado Livre, um pouco diferente pois foca em anúncios de vendas e não em produtos únicos. Essas empresas enxergaram nesse modelo de negócios uma nova estratégia para melhor rentabilização dos seus core assets (tráfego e reputação): mais vendas, mais sortimento de produtos, menor complexidade logística e maior satisfação dos clientes.

No caso da Cnova, a API é responsável por facilitar o acesso dos lojistas ao sistema da empresa e disponibilizar seus produtos para venda. Plataformas de e-commerce e ERPs se conectam à API, o que permite a automatização da gestão do canal de vendas em um só ambiente e dispensa atualizações manuais. Na Amazon, 40% dos produtos vendidos, no último ano, eram de lojistas de seu shopping virtual, acumulando dois bilhões de produtos vendidos. Imagine só a fatia que a Amazon captura dessas transações!

Os marketplaces tornaram-se uma opção para o e-commerce e estão cada vez mais dentro das grandes marcas em diferentes setores como turismo, decoração, automóveis, livros, indústrias e software, além dos espaços que já são marketplaces por definição (a exemplo do Mercado Livre). A relação intermediada pela interface não se restringe aos lojistas e dados de estoque e entrega, mas se estende a descrições dos produtos, imagens da marca e meios de pagamento digitais.

É claro que para funcionar os shoppings virtuais precisam de uma infraestrutura eficiente. A API precisa ter uma documentação adequada para que o desenvolvedor possa realizar a integração com a plataforma do marketplace sem imprevistos. Isso diminui o onboarding – tempo que leva até as lojas se integrarem ao marketplace. Um portal para desenvolvedores com todas as informações necessárias, dicas, ambiente de testes e espaço para se comunicar com o suporte torna esse processo muito mais rápido e descomplicado.

Para o desenvolvedor que quer se integrar e está começando a trabalhar com a API, trazer exemplos de como usá-la, documentação de acordo com padrões de mercado e todas as informações que ele precisa, organizadas e de fácil acesso, fará com que sua experiência seja muito mais tranquila. Nesse processo, tecnologias de gerenciamento e exposição de APIs podem fazer com que o onboarding caia de meses para semanas.

Depois da integração, o lojista passa a contar com uma plataforma que automatiza todo o processo de venda pelo marketplace, desde cadastro de produtos, atualização de preço, estoque e atualização de pedidos. E ganha um novo canal de vendas, pronto para oferecer maior visibilidade para a marca e um número exponencialmente maior de possíveis compradores. Só na Cnova são cerca de 70 milhões de visitantes/mês, considerando as três lojas virtuais controladas pela rede.

A API é a chave para que as informações transitem de forma automatizada entre os lojistas e o seu shopping virtual. Segurança, diminuição de retrabalho e erros, velocidade e facilidade dessa conexão são incentivos para que mais parceiros façam parte de seu marketplace, trazendo maior diversidade de produtos, aumento da receita e oportunidade de venda de novos serviços. É por isso que para ingressar nessa onda e criar um marketplace, pensar na API que fará a integração com seus parceiros deve ser um dos passos iniciais para fomentar o negócio.

Kleber Bacili, CEO da Sensedia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile