Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Escassez de mão de obra especializada desafia projetos de inovação nas empresas

Escassez de mão de obra especializada desafia projetos de inovação nas empresas

0
Publicidade

Pesquisa publicada pela Avanade, empresa da Accenture e Microsoft, indica que mais de 90% dos executivos planejam integrar blockchain, computação quântica, IA conversacional, experiências imersivas, IoT e tecnologia de segurança e privacidade em suas operações. No entanto, apenas 50% desses executivos esperam fazê-lo nos próximos três anos.

O estudo entrevistou 1.200 tomadores de decisão de nível sênior, de negócios e de TI sobre as oportunidades e os desafios que eles enfrentam ao adotar essas “tecnologias mais comentadas”. Os resultados mostraram que, embora tecnologias emergentes como blockchain, IA conversacional e IoT sejam vistas como valiosas, elas também são consideradas mais interdependentes e desafiadoras de se adotar do que as tecnologias emergentes de alguns anos atrás, como cloud, social e mobile. A maior preocupação expressa pelos executivos foi em torno da escassez de talentos especializados.

“Quase todas as empresas reconhecem a urgência em adotar novas tecnologias”, disse Aaron Reich, diretor sênior da Avanade, Emerging Technologies. “O problema em implementá-las é que o talento nem sempre está disponível para integrar a tecnologia na velocidade que as empresas gostariam.”

Entre as barreiras para implementar tecnologia emergentes, estão:

Interdependência:

Quase todos os executivos acreditam que o blockchain trará benefícios, especialmente ganhos de eficiência para empresas de serviços financeiros, bens de consumo e logística. No entanto, as empresas ainda têm dúvidas sobre se se aplica a elas e, em caso afirmativo, como devem proceder.

Na verdade, blockchain tem uma taxa de adoção de 24% atualmente e, desses, 58% construíram ou irão construir sua própria infraestrutura e aplicações de blockchain. Entre os desafios de implementação citados por mais da metade dos executivos está o fato de eles considerarem o blockchain como interdependente de outras tecnologias, como IA e IoT.

Realidade versus percepção:

Com o aumento das discussões em torno da computação quântica, o estudo da Avanade encontrou uma desconexão significativa entre a realidade e a percepção. Quase todos os entrevistados (94%) planejam adotá-la e a maioria (61%) planeja implementá-la dentro de três anos. Mas esse cronograma será para casos de uso específicos da indústria, dado o fato de que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e ainda não está em uso generalizado.

Oitenta porcento dos executivos dizem que não entendem completamente a computação quântica ou seus possíveis usos e benefícios. Mesmo assim, eles acreditam que a tecnologia terá impacto em muitas áreas, incluindo análise de dados, previsão, reconhecimento de padrões e segurança, como a caça ciberataque.

Segurança e privacidade:

O estudo também mostra que quase todos os executivos implementaram ou planejam implementar a IA conversacional. De acordo com a pesquisa, quase metade desses executivos pretendem utilizá-la para solucionar problemas de TI.

A tecnologia tem uma taxa de adoção de 32% e quase 50% das empresas estão realizando testes. A principal preocupação expressa pelos executivos em relação à IA conversacional é a segurança e a privacidade. Uma questão adicional levantada pelos executivos da pesquisa estava relacionada à ética digital.

Mais de 80% dizem que não têm total confiança de que suas organizações estão preparadas para tratar de questões éticas relacionadas à IA e outras tecnologias que poderiam comprometer a confiança de clientes e funcionários.

A pesquisa abrangeu executivos de países como Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

O que as empresas podem fazer para se preparar para a implementação de tecnologia emergente

A pesquisa a também trouxe alguns insights sobre o que os executivos, que buscam implementar tecnologias emergentes para atender às metas de negócios e permanecer competitivos, devem ter em mente:

• Contrate o profissional certo para o trabalho. Se você não conseguir encontrar as pessoas certas, desenvolva os recursos internamente, reorientando seus colaboradores ou trabalhe com parceiros que possam fornecer as habilidades necessárias.

• Pesquise as ferramentas e tecnologias.

• Experimente um teste e aprenda a abordagem.
• Integrar uma estratégia com uma abordagem holística e conectada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile