Escassez de mão de obra especializada desafia projetos de inovação nas empresas

0

Pesquisa publicada pela Avanade, empresa da Accenture e Microsoft, indica que mais de 90% dos executivos planejam integrar blockchain, computação quântica, IA conversacional, experiências imersivas, IoT e tecnologia de segurança e privacidade em suas operações. No entanto, apenas 50% desses executivos esperam fazê-lo nos próximos três anos.

O estudo entrevistou 1.200 tomadores de decisão de nível sênior, de negócios e de TI sobre as oportunidades e os desafios que eles enfrentam ao adotar essas "tecnologias mais comentadas". Os resultados mostraram que, embora tecnologias emergentes como blockchain, IA conversacional e IoT sejam vistas como valiosas, elas também são consideradas mais interdependentes e desafiadoras de se adotar do que as tecnologias emergentes de alguns anos atrás, como cloud, social e mobile. A maior preocupação expressa pelos executivos foi em torno da escassez de talentos especializados.

"Quase todas as empresas reconhecem a urgência em adotar novas tecnologias", disse Aaron Reich, diretor sênior da Avanade, Emerging Technologies. "O problema em implementá-las é que o talento nem sempre está disponível para integrar a tecnologia na velocidade que as empresas gostariam."

Entre as barreiras para implementar tecnologia emergentes, estão:

Interdependência:

Quase todos os executivos acreditam que o blockchain trará benefícios, especialmente ganhos de eficiência para empresas de serviços financeiros, bens de consumo e logística. No entanto, as empresas ainda têm dúvidas sobre se se aplica a elas e, em caso afirmativo, como devem proceder.

Na verdade, blockchain tem uma taxa de adoção de 24% atualmente e, desses, 58% construíram ou irão construir sua própria infraestrutura e aplicações de blockchain. Entre os desafios de implementação citados por mais da metade dos executivos está o fato de eles considerarem o blockchain como interdependente de outras tecnologias, como IA e IoT.

Realidade versus percepção:

Com o aumento das discussões em torno da computação quântica, o estudo da Avanade encontrou uma desconexão significativa entre a realidade e a percepção. Quase todos os entrevistados (94%) planejam adotá-la e a maioria (61%) planeja implementá-la dentro de três anos. Mas esse cronograma será para casos de uso específicos da indústria, dado o fato de que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e ainda não está em uso generalizado.

Oitenta porcento dos executivos dizem que não entendem completamente a computação quântica ou seus possíveis usos e benefícios. Mesmo assim, eles acreditam que a tecnologia terá impacto em muitas áreas, incluindo análise de dados, previsão, reconhecimento de padrões e segurança, como a caça ciberataque.

Segurança e privacidade:

O estudo também mostra que quase todos os executivos implementaram ou planejam implementar a IA conversacional. De acordo com a pesquisa, quase metade desses executivos pretendem utilizá-la para solucionar problemas de TI.

A tecnologia tem uma taxa de adoção de 32% e quase 50% das empresas estão realizando testes. A principal preocupação expressa pelos executivos em relação à IA conversacional é a segurança e a privacidade. Uma questão adicional levantada pelos executivos da pesquisa estava relacionada à ética digital.

Mais de 80% dizem que não têm total confiança de que suas organizações estão preparadas para tratar de questões éticas relacionadas à IA e outras tecnologias que poderiam comprometer a confiança de clientes e funcionários.

A pesquisa abrangeu executivos de países como Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

O que as empresas podem fazer para se preparar para a implementação de tecnologia emergente

A pesquisa a também trouxe alguns insights sobre o que os executivos, que buscam implementar tecnologias emergentes para atender às metas de negócios e permanecer competitivos, devem ter em mente:

• Contrate o profissional certo para o trabalho. Se você não conseguir encontrar as pessoas certas, desenvolva os recursos internamente, reorientando seus colaboradores ou trabalhe com parceiros que possam fornecer as habilidades necessárias.

• Pesquise as ferramentas e tecnologias.

• Experimente um teste e aprenda a abordagem.
• Integrar uma estratégia com uma abordagem holística e conectada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.