Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Boa Vista não é favorável prorrogação da LDGP

Boa Vista não é favorável prorrogação da LDGP

0
Publicidade

Desde dezembro de 2018, a Boa Vista tem se dedicado a adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É o primeiro bureau de crédito a ter quase 100% de suas informações na nuvem. A empresa fechou parceria com o Google Cloud em dezembro de 2019. A operação irá permitir que as melhores práticas internacionais de segurança da informação e privacidade de dados sejam adotadas nas operações de tratamento de dados pela Boa Vista.

“Com a parceria, nossos sistemas estarão suportados por vários mecanismos de proteção como, por exemplo, criptografia 100% nativa no ambiente nuvem. Isso garante a preservação de dados confidenciais atendendo requisitos de nossos regimentos internos, traço comum quando se trata de informações do sistema financeiro”, destaca Dirceu Gardel, presidente da Boa Vista.

Segundo o executivo, a Boa Vista já está com 100% dos processos adaptados à legislação, para os quais destinou investimentos consideráveis na contratação direta de colaboradores especializados, em consultorias relacionadas às áreas de privacidade e segurança cibernética e em auditorias técnicas que garantem o cumprimento da lei. Além de atender ao previsto na LGPD, tem investido ainda em iniciativas para segurança de dados que contribuem sobremaneira na adequação e garantia da privacidade.

Para a Boa Vista, a possibilidade de uma decisão de adiamento da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, tomada por meio da MP 959, de agosto de 2020 para maio de 2021, deixaria o Brasil em desvantagem em relação aos outros países. O adiamento prejudicaria o país nas transações internacionais, já que empresas e organismos da Europa e dos EUA – onde já existem leis de proteção de dados em vigor – pretendem exigir de seus parceiros que implantem legislação similar.

Na América Latina, Argentina, Chile e Uruguai já têm uma lei de proteção de dados em vigor, o que é altamente positivo para as relações comerciais internacionais destes países. A GDPR – lei europeia sobre proteção de dados –, por exemplo, exige que as empresas que executem operações de tratamento de dados, operem seus dados somente com países com regulamentações e níveis de proteção equivalente aos seus.

Por outro lado, a Boa Vista entende que se a LGPD entrar em vigor em agosto de 2020, serão estimulados investimentos importantes para o País, em especial no cenário de recessão instalado pela pandemia. “Considerar que a LGPD gera ônus financeiros nesse momento é uma forma incompleta de enfrentar a nova realidade de uma economia baseada em dados.  O momento crítico, devido ao coronavírus, pode ser um acelerador para que as empresas brasileiras se tornem mais competitivas e o ambiente jurídico nacional mais seguro”, reforça Gardel.

A LGPD tem potencial para impulsionar uma cadeia representativa de empresas, gerando negócios e empregos para companhias de diversos segmentos como serviços tecnológicos, jurídico etc. “A empresa que estiver em acordo com a lei se tornará muito mais competitiva. O respeito para com a privacidade é um diferencial concorrencial percebido pela maioria dos parceiros e clientes”, afirma Dirceu Gardel.

Por fim, Gardel reforça a importância da privacidade e proteção considerada pelos consumidores. No Brasil, uma pesquisa conduzida por pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia, com 864 entrevistados, mostrou que 95,7% deles se preocupam com privacidade na relação de consumo. Ou seja, a questão da privacidade e proteção já é algo estimado pelos consumidores. “Como as empresas usam as informações de seus clientes é assunto que ganha cada vez mais relevância”, conclui o presidente da Boa Vista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile