Oi anuncia a V.Tal, empresa de rede neutra de infraestrutura de fibra ótica

0

V.tal é a marca da primeira empresa de rede neutra de conectividade, criada a partir da separação estrutural dos ativos de infraestrutura de fibra da Oi, que foi apresentada nesta quinta-feira, 5, oficialmente. A companhia já nasce provendo infraestrutura para as principais operadoras de telecomunicações do Brasil, como a própria OI, grandes conglomerados internacionais e mais de 260 provedores regionais de todo país (ISPs).

A V.tal tem investimentos previstos de mais de R$ 30 bilhões até 2025, que serão garantidos por uma nova estrutura de controle, que aguarda aprovação dos órgãos reguladores. "A V.tal será uma empresa de referência no mercado nacional e tem ambição de contribuir para o ecossistema que vai inserir o Brasil no mapa dos países mais digitalizados do mundo. Ela tem uma infraestrutura de fibra ótica com cerca de 400 mil km, será a primeira empresa de rede efetivamente neutra com conectividade fim a fim e se diferenciará por ter uma rede capilar, robusta e com atuação nacional", disse o Chief Commercial Officer da nova operação, Pedro Luiz Arakawa, acrescentando ainda que a companhia será também um player importante para a rápida expansão do 5G no Brasil, trazendo mais investimentos e mais desenvolvimento regional. "

Nossa proposta é atender as mais diversas empresas de telecomunicações, das operadoras aos provedores regionais, ajudando a expandir a oferta de banda larga de altíssima velocidade em todo o Brasil", explicou Arakawa.

A V.tal será futuramente controlada por fundos de investimento do Banco BTG Pactual, após a conclusão do processo de transferência de participação de controle, atualmente com a Oi, que envolve as devidas aprovações do CADE, ANATEL e outras aplicáveis. Esse processo foi iniciado a partir da homologação do BTG como vencedor do processo competitivo conduzido pela Oi para a venda do controle de sua operação de infraestrutura de fibra. De maneira a garantir a neutralidade para todos os seus clientes mesmo antes da conclusão desse processo, a empresa já conta com operação comercial, governança e administração e finanças apartadas das demais operações da Oi ("Chinese Wall"), assegurando sua atuação em conformidade com a regulamentação e normas do mercado.

Após o fechamento da operação de alienação de controle, os fundos de investimento do BTG assumirão a responsabilidade pela gestão da companhia, e a Oi permanecerá como acionista minoritária e importante cliente da empresa. A previsão é de que a operação esteja concluída até o fim de 2021.

Rodrigo Abreu e Pedro Arakawa. à direita

Para Rodrigo Abreu, CEO da Oi, o processo de mudança de controle da companhia possibilitará a expansão acelerada da fibra óptica no Brasil. "A criação da V.tal como operação neutra materializa a visão de separação estrutural proposta em nosso plano de transformação e permite o início de um novo ciclo de crescimento da infraestrutura de telecomunicações no país", acrescentou.

A marca da V.Tal representa esse conceito: o "V" caracteriza a velocidade, a via, o caminho por onde passam as conexões; o "i" invisível, mas sonoro, remete aos atributos da fibra, presente no dia a dia das pessoas muitas vezes de forma imperceptível, mas que é absolutamente fundamental. E a sílaba "tal" traduz o digital e o virtual, as conexões essenciais no mundo contemporâneo. A V.tal quer ser reconhecida por sua evolução tecnológica constante, capaz de atender as diferentes demandas do mercado com visão de longo prazo, em uma relação de parceria e confiança com seus stakeholders.

Apesar de ainda representar um segmento novo no Brasil, as redes neutras já são realidade no setor de telecomunicações no mundo. Adotado em vários países, como Itália, Espanha, Reino Unido, Suíça e Austrália, este modelo permite que as operadoras e provedores expandam suas operações sem a necessidade de investimentos intensivos em infraestrutura e foquem na excelência do atendimento e no lançamento de soluções inovadoras para o consumidor final, que inclusive facilita a entrada de novos players. "Fora do Brasil, por exemplo, vimos empresas de energia elétrica incluindo ofertas de banda larga via fibra para seus clientes por meio do uso de redes neutras", lembrou Arakawa.

"A V.tal tem a infraestrutura digital nas suas veias e se destacará por ter processos de integração ágeis com as operadoras e provedores, foco na satisfação dos seus clientes, um amplo portfólio que irá muito além da fibra e acima de tudo, por ter um time apaixonado e extremamente comprometido em levar ultra banda larga para as mais diversas cidades do Brasil", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.