Publicidade
Início Blogueria Como um profissional pode se destacar na área da tecnologia?

Como um profissional pode se destacar na área da tecnologia?

0
Publicidade

No Brasil existe uma carência de profissionais de Tecnologia da Informação de mais de 408 mil postos de trabalho, segundo dados da Softex. Mesmo que haja muitas vagas no setor de tecnologia, falta mão de obra qualificada. Hoje não basta mais ter apenas um bom conhecimento técnico, é necessário se destacar. Mas, afinal, como um profissional pode ser valioso na área tech? 

As empresas de tecnologia quando estão recrutando profissionais buscam certas características. Um dos primeiros pontos que chamam a atenção são os anos de experiência e estudo. Quando vemos profissionais de tecnologia que se dedicam por anos a trabalhar ou estudar na área ficamos empolgados para saber mais sobre aquela pessoa. 

Além de estudar as partes técnicas da área, também é importante ressaltar que saber uma segunda língua, principalmente inglês, é primordial para chamar a atenção. Boa parte do dia a dia de um profissional de tecnologia envolve o idioma inglês e, cada vez mais, existem oportunidades para brasileiros trabalharem em empresas estrangeiras, por isso entender e saber se comunicar é importante. Isso não significa que seja necessário um inglês perfeito e sem sotaque, as empresas precisam de profissionais que consigam se comunicar. 

Além disso, quando o profissional demonstra que está engajado em aperfeiçoar e entregar valor no dia a dia, passamos a enxergá-lo de outra forma. As empresas não buscam alguém que apenas saiba a parte técnica, as empresas buscam alguém que queira pertencer àquela equipe e que esteja disposto a aperfeiçoar sua carreira todos os dias. 

Por meio da plataforma da Andela, empresas de vários lugares do mundo contratam colaboradores de mais de 100 países. Por isso entendemos que saber se adaptar e ser flexível para lidar com diferentes culturas são características interessantes que podem dar um destaque a mais no currículo. 

Além desses pontos, também é necessário destacar outro que é o nível de atualização que esse profissional tem em relação às novidades do mercado. O setor de tecnologia tem muitas novidades diariamente e sempre precisamos lidar com mudanças rápidas. O indivíduo que acompanha cotidianamente essas alterações do mercado sempre será um destaque. 

O profissional de tecnologia que é estritamente técnico tem o seu espaço no mercado de trabalho, mas é menor quando comparado aos demais profissionais que levam outros pontos, como os citados acima, em consideração. Nosso objetivo na Andela é auxiliar empresas a recrutarem profissionais baseados nessas características e ainda levamos em conta outras preferências como o trabalho remoto. O mercado de trabalho está mudando e, tanto profissionais quanto empresas, precisam prestar atenção aos movimentos que estão acontecendo. 

Álvaro Oliveira, EVP & GM Talent Solutions na Andela. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile