EDP Renováveis adquire plataforma de desenvolvimento solar baseada na Alemanha

0

A EDP Renováveis, quarta maior produtora de energia renovável do mundo, chegou a um acordo para a aquisição de uma participação acionista de 70% na Kronos Solar Projects GmbH, uma empresa de desenvolvimento solar baseada na Alemanha. Atualmente, a Kronos é totalmente detida pelos seus fundadores, que manterão uma participação acionista de 30% e continuarão envolvidos na gestão diária do negócio.

A Kronos tem uma equipe de desenvolvimento eficiente com uma vasta experiência baseada em um histórico de mais de 1,4 GW em 80 projetos instalados com sucesso e um portfólio de 9,4 GW (7,5 GWac) de projetos solares em diferentes fases de desenvolvimento, localizados na Alemanha (4,5 GW), França (2,7 GW), Países Baixos (1,2 GW) e Reino Unido (0,9 GW). Dos 9,4 GW de pipeline de projetos em desenvolvimento, 0,2 GW estão prontos para construção.

A EDPR adquire 70% da Kronos por um preço de aquisição de €250M, que será pago à data da conclusão da transação, e uma taxa de sucesso adicional a ser paga durante 2023-28 que estará dependente da capacidade solar entregue pela Kronos no mesmo período. A transação também inclui uma call/put option nos outros 30% de participação minoritária, exercível de 2028 em diante, com o preço da opção a ser definido pelo estado dos projetos renováveis em desenvolvimento da Kronos à data. A transação está sujeita a condições precedentes, regulatórias e outras habituais para um processo desta natureza.

A transação permite à EDPR entrar na Alemanha e nos Países Baixos, que se beneficiam de objetivos renováveis ambiciosos, dado o aumento da importância da segurança na entrega de energia e da sua independência. A Alemanha, mercado doméstico da Kronos, representa cerca de 50% do portfólio de desenvolvimento solar adquirido e o seu governo anunciou recentemente o "Easter Package" que se destaca pelos seus objetivos ambiciosos de capacidade renovável, com o objetivo de ter 360 GW de capacidade renovável instalada até 2030. Para alcançar o objetivo, a Alemanha está empenhada em instalar 155 GW de capacidade solar, representando perto de 40% das adições de capacidade solar na UE, tornando-a um dos maiores mercados de capacidade solar no mundo, assim como um dos mercados com o crescimento mais acelerado. Com a transação, a EDPR expande a sua presença para 12 mercados na Europa, que no total representam mais de 90% das adições de capacidade solar esperadas na UE até 2030.

"Estamos muito satisfeitos por termos chegado a este acordo com a Kronos, que nos permitirá iniciar o nosso caminho na Alemanha e na Holanda, dois mercados com elevado potencial para as energias renováveis, e reforçar a nossa posição na França e no Reino Unido. Temos grandes expectativas no que diz respeito, em particular, à Alemanha, já que é um mercado estratégico na Europa, com metas de crescimento reforçadas nas renováveis. Com esta operação, a EDP fortalece ainda mais a sua posição no segmento solar e o seu compromisso com a aceleração da transição energética", afirma Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP Renováveis.

Adicionalmente, a entrada nestes novos mercados cria oportunidades de expandir, não apenas em solar, como também em outras tecnologias, por meio da hibridização e o novo pipeline eólico, assim como em hidrogênio e outras baterias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.