Tivit diminui emissão de carbono com geração de energia 100% limpa

0

A Tivit deixou de emitir 2.308 toneladas de dióxido de carbono (CO2) no ano passado após ter adotado a geração de energia eólica no último trimestre de 2021. A empresa passou a consumir 100% de energia limpa em seus data centers. A produção proveniente dessa matriz energética limpa vem do Parque Eólico do Vento São Mizael, no Rio Grande do Norte, e se dá por meio de uma parceria com a Casa dos Ventos, Vulcabras e Fundo Perfin.

Segundo a empresa, para ter o mesmo volume na redução de emissões, seria necessário a plantação de 16 mil árvores. Para chegar a esses cálculos, a Tivit utiliza o modelo internacional GHG Protocol, que foi adaptado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) para o contexto brasileiro. Essa é uma das principais ferramentas adotadas por empresas do mundo inteiro para mensurar suas emissões de gases de efeito estufa, o que permite gerenciamento inteligente voltado para redução.

A diminuição das emissões de carbono pela Tivit deve ser maior neste ano, pois contemplará todos os quatro trimestres, e não apenas o último, como ocorreu em 2021. Há inclusive excedente de produção dessa energia, que já está sendo injetada na Rede Elétrica Nacional.

A energia eólica está em crescimento no País e já responde por quase 12% da capacidade instalada. De acordo com o Mapa das Energias Renováveis, produzido pela FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), o país tem 21,65 GW de potência em geração de energia eólica, e cada GW é capaz de abastecer uma cidade de 500 mil residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.