A IBM anunciou nesta terça-feira (5/9) a criação de um centro de testes de aplicações sob demanda para clientes e parceiros no Brasil. Denominado High Performance On Demand Services (HiPOD), o novo o centro está situado na sede da IBM Brasil, em São Paulo, e vai contar com uma equipe de 12 especialistas brasileiros. Atualmente, 200 dos 23 mil desenvolvedores da companhia estão alocados em HiPODs localizados na China, nos Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido.
Com investimento inicial de US$ 1 milhão, o HiPOD brasileiro irá desenvolver projetos para testes de aplicações baseadas em web 2.0, automação de gerenciamento de infra-estrutura, sistemas de mensagem e comércio eletrônico, entre outras, para atender grandes empresas dos setores de finanças, telecomunicações, governo e varejo.
De acordo com o presidente da IBM Brasil, Rogério Oliveira, o novo HiPOD estará voltado exclusivamente para testes de tecnologias de ponta com ambientes e situações de negócios com demandas transacionais intensas. Como exemplo, ele cita testes de aplicações multicanal, de alocação de infra-estrutura de redes para a oferta de serviços de IPTV, de soluções de nota fiscal eletrônica (NF-e) e avaliação de performance on-line.
O executivo ressalta que o novo centro brasileiro atuará também como suporte a área de exportação de serviços da companhia. Segundo Oliveira, no ano passado, o centro de serviços de software da IBM, localizado em Hortolândia, no interior de São Paulo, exportou US$ 100 milhões em serviços, volume que deve dobrar neste ano.