Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Documento revela que agências americana e britânica quebraram dados criptografados

Documento revela que agências americana e britânica quebraram dados criptografados

0
Publicidade

Documentos vazados ao jornal inglês The Guardian por Edward Snowden, ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), divulgados nesta quinta-feira, 5, revelam que a NSA e o GCHQ, serviço de inteligência britânico, teriam capacidade para quebrar algoritmos de segurança de boa parte das comunicações transmitidas pela internet.

Segundo informa o diário, as agências conseguiram decodificar parte da criptografia de dados em transações online, serviços bancários, registros médicos e e-mails, por meio de um programa que tem custado US$ 250 milhões por ano, e que conta com a cooperação de empresas de tecnologia. A quebra da criptografia é feita com o uso de supercomputadores e amparada em ordens judiciais para minar as principais ferramentas que protegem a privacidade das comunicações cotidianas.

Especialistas em segurança já suspeitavam que a NSA conseguia desbloquear algumas normas de segurança. Em um incidente em 2006, documento secreto mostrou que a agência conseguia obter sua própria versão de um projeto do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, por meio do uso de malwares. À época, o código resultante foi muitas vezes suspeito de ter sido adulterado pelo governo, mas isso nunca foi provado.

Os documentos aos quais o jornal teve acesso não informam, no entanto, quais empresas seriam colaboradoras do programa ou o nome de tecnologias específicas que já teriam sido quebradas pela NSA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile