Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Apple, Google e outras empresas criticam juíza por rejeitar acordo sobre contratações

Apple, Google e outras empresas criticam juíza por rejeitar acordo sobre contratações

0
Publicidade

A juíza Lucy Koh, da Corte Distrital de San Jose, na Califórnia, foi criticada por Apple, Google, Intel e Adobe por ter rejeitado a proposta de acordo, de US$ 324,5 milhões, feita pelas empresas para encerrar a ação judicial na qual são acusadas de “práticas restritivas” de contratação no Vale do Silício. Elas querem que um tribunal de apelações intervenha, segundo informações do site de tecnologia re/Code.

Aberta em 2010, a ação coletiva, que engloba cerca de 64 mil trabalhadores do Vale do Silício, acusa as empresas de terem orquestrado um esquema para reduzir salários e não contratar funcionários uma das outras, a fim de evitar uma “guerra salarial”.

Em junho, durante audiência sobre o caso, a juíza já havia questionado a proposta de acordo, afirmando que o valor era muito baixo e que seriam necessários no mínimo, US$ 380 milhões. Lucy Koh ainda citou “evidências substanciais e convincentes” que o então presidente da Apple, Steve Jobs, “foi uma, se não a figura central, da suposta conspiração”.

Em documento entregue às autoridades na quinta-feira, 4, as empresas pedem que o Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos Estados Unidos anule a decisão da juíza. Lucy Koh “cometeu um claro erro legal” e “substituiu de maneira inadmissível a avaliação do tribunal sobre o valor do caso pelo valor das partes, que têm disputado por conta do caso por mais de três anos”, diz o documento.

Os advogados das empresas argumentaram que a juíza deve aprovar o negócio, visto que os trabalhadores enfrentam o risco de perder a ação em uma apelação. Uma audiência está marcada para o próximo dia 10.

Procurada pelo site, a Adobe se recusou a comentar, assim como um advogado dos trabalhadores. Representantes das três outras empresas não foram encontrados para comentar o assunto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile