Tecnologias colaborativas podem melhorar a saúde e bem-estar de pacientes

0

Com a facilidade do uso da internet, de dispositivos móveis e acesso às redes sociais, a área de saúde tem se beneficiado e conseguido avançar no que se refere à união de profissionais e pacientes em prol de causas específicas, desde a medicina preventiva até o tratamento para doenças raras. Essas tecnologias chamadas colaborativas estão sendo disseminadas pouco a pouco no Brasil, assim como em todo o mundo. Para levar a profissionais e consumidores de saúde algumas informações importantes dessa área e algumas projeções sobre o que ainda está por vir, a SocialBase em parceria com o portal TI Inside (da Converge Comunicações, que realiza anualmente o Fórum de Saúde Digital) lança o eBook "Tecnologias colaborativas para a saúde".

No material educativo, o conceito de saúde colaborativa, ou e-Health, envolve a questão da relação entre personas, que podem ser médicos, pacientes, parentes de pacientes, instituições de saúde e outros profissionais e organizações. Para que essa comunicação aconteça de melhor forma, o eBook mostra que existem aplicativos e plataformas tecnológicas sociais que contribuem para amplificar a colaboração. Além disso, traz exemplo de softwares que possibilitam não somente a troca de informações, mas a elaboração de exames, diagnósticos, fisioterapia, consultas e todo o tipo de trabalho médico colaborativo, muitas vezes à distância – o chamado m-Health (Mobile Health) ou saúde móvel.

Ferramentas como prontuário eletrônico do paciente, prescrição eletrônica, telemedicina, bibliotecas virtuais e até redes sociais privadas também são citadas e explicadas no eBook. No final do material, o leitor verá cinco mitos sobre social health desconstruídos.

Segundo o expert em e-Health, Sean Chai, as tecnologias sociais e colaborativas possuem inúmeras ramificações à área da saúde, mas a potencialidade de amplificar certas qualidades fundamentais, como imediatismo, transparência, abertura e conectividade é o que torna a tecnologia colaborativa extremamente importante à saúde e o bem-estar. O segredo, segundo especialistas, é a colaboração, juntando expertises, facilitando acesso à informação e transpondo barreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.