Gerdau usa gamificação e realidade virtual para treinamentos de segurança

0

Óculos 3D, joystick e um desafio: passar de fases sem nenhum ou com o menor número de erros possível. Essa é a descrição do game para treinamentos e aplicação de conceitos de segurança em implantação pela Gerdau, empresa líder do segmento de aço no país. A inovação surgiu com o objetivo de modernizar os treinamentos da certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR) e tem como foco a eficiência e a facilidade de assimilação de suas práticas pelos operadores das usinas. Os exercícios, que demoravam uma hora e meia para serem aplicados da maneira tradicional, em sala com papel e caneta, agora são realizados em 18 minutos por um jogo de realidade virtual.

"A gamificação utiliza técnicas e processos no desenvolvimento de jogos em diversos contextos.  A jogabilidade permite que o conteúdo seja absorvido naturalmente e seus resultados sejam potencializados", explica Luiz Barna, professor mestre em Comunicação, Semiótica, Linguagem e Games pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (SP).

O jogo funciona assim: com os óculos, o participante enxerga um ambiente que simula a oficina que irá trabalhar. Utilizando o joystick, ele se move com o objetivo de identificar os riscos que estão envolvidos nas atividades não corriqueiras dentro da sua área. Ao longo do treinamento, o usuário passa por fases e perde pontos caso se esqueça de algum requisito de segurança. O resultado aparece na tela do celular do supervisor.

A gamificação permite, em um só processo, trabalhar três aspectos: o conhecimento, a habilidade e a atitude. "A possibilidade de visualizar os cenários e propor soluções por meio do treinamento em realidade virtual, nos permite absorver o conteúdo de forma mais rápida, além de aumentar a percepção de segurança nos processos diários. Dessa forma, sabemos exatamente como prevenir possíveis riscos na operação", comenta Jonatan Menezes, um dos primeiros operadores da usina de Charqueadas a realizar o treinamento.

Segundo o vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Francisco Fortes, os resultados já são percebidos na aplicação da certificação para colaboradores da Gerdau. "Ao utilizar um conteúdo interativo, o colaborador vivencia a situação proposta, o que torna o treinamento ainda mais efetivo. Além disso, a ferramenta traz mais agilidade na avaliação, já que diminui a necessidade de aulas e provas sobre o tema", salienta Fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.