Forcepoint descobre campanha de Trickbot de olho nas criptomoedas

0

O Forcepoint Security Labs encontrou uma campanha Trickbot em andamento que parece ter como alvo as criptomoedas. O Trickbot é um Trojan bancário conhecido tradicionalmente por atacar instituições financeiras.

"Recentemente, observamos o Trickbot focando no Paypal e expandindo sua lista de alvos para instituições dos países nórdicos", diz um post da empresa.

A campanha atual usa o Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) como isca de engenharia social. Abaixo temos uma captura de tela do e-mail:

O documento anexado está disfarçado como um documento do CIBC. Ele contém um downloader macro que faz o download e executa uma variante do Trickbot.

No momento de redação deste post, mais de 8.600 e-mails relacionados foram capturados pelos nossos sistemas, com Reino Unido, Canadá e França como os três principais alvos, embora a maioria dos destinatários tenha ".com" como domínio de topo (TLD).

A variante do Trickbot baixada possui a etiqueta do grupo "kas2". Os arquivos de configuração descriptografados contêm uma lista de destinos já vistos em campanhas anteriores, com uma exceção: o site coinbase.com foi adicionado aos sites monitorados para injeções na web. Especificamente, foi anexado ao arquivo de configuração "sinj" (injeção estática):

Coinbase é um site de câmbio de criptomoedas que opera com Bitcoin, Litecoin, Ethereum e outros ativos digitais. Com o Coinbase como alvo, moedas não-tradicionais agora também estão em risco de serem roubadas de potenciais vítimas do trojan bancário Trickbot.

"Há aproximadamente um ano, nós relatamos  um potencial interesse dos criadores de ameaças pelas criptomoedas através de atualizações de código do conhecido Trojan bancário Dridex.  Agora vemos movimentos semelhantes no Trickbot, com os autores incluindo um site de câmbio de moedas digitais na sua lista de alvos", explica  a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.