Publicidade
Início Blogueria Para atender o consumidor do futuro, integração precisa ser mais que um...

Para atender o consumidor do futuro, integração precisa ser mais que um “puxadinho”

0
EXTREME NETWORKS - 18/10/2016 - Eduardo Almeida, CEO. Sao Paulo - SP. Foto: Leonardo Rodrigues
Publicidade

Interagir com serviços rotineiros, como acesso a bancos, agendamento de consultas médicas, solicitação de serviços, entre outros, tem se tornado uma ação presente no dia a dia de todos, e a tecnologia vem transformando esse cenário. Projeções apresentadas recentemente por uma pesquisa da Deloitte apontam que o canal de voz, apesar de continuar predominante, terá sua representatividade reduzida de 64% para 47% em 2019, enquanto o uso de chats aumentará de 6% para 16% no mesmo período.

As empresas estão cientes dessas mudanças e da importância que a experiência com a marca tem na decisão de compra, uma vez que o consumidor está cada vez mais crítico. Segundo os dados da pesquisa da Deloitte, realizada com mais de 450 contact centers de todo o mundo, 90% dos entrevistados acreditam que o foco estratégico deve ser em melhorar a experiência do consumidor, enquanto 66% apontam a precisão e qualidade da informação como principais pontos para alcançar esse objetivo.

Entre as medidas adotadas por empresas está a oferta de diversos canais de atendimento, como forma de se aproximar e estar sempre disponível para o consumidor. Segundo a Deloitte, nos próximos anos, as interações irão aumentar não só em volume, como em complexidade, fazendo com que os canais de atendimento ganhem nova dinâmica.

No cenário atual, porém, não é raro um cliente precisar repetir todo seu histórico quando é transferido de setor ou quando decide mudar de canal, do e-mail para voz, por exemplo. Isso acontece porque, na maioria das vezes, esses múltiplos canais são gerenciados por diferentes soluções. Como consequência, as informações ficam dispersas, impedindo que o agente tenha uma visão ampla.

Neste cenário crescente de interações, cada vez mais complexas, o omnichannel surge para solucionar este “puxadinho” montado ao longo de décadas. Ao possibilitar que os dados possam transitar independente do seu canal de origem, ele permite ao agente o acesso à jornada completa do consumidor, reduzindo o tempo de espera e melhorando o índice de satisfação do cliente (NPS).

Além disso, com uma abordagem omnichannel estes clientes estarão mais preparados para o surgimento de novos canais de contato e inovações tecnológicas, como a implementação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Seja com antigos canais ou novas tecnologias, com uma visão e operação integrada em todas as etapas da jornada do consumidor há uma melhora no relacionamento com as marcas.

Eduardo Almeida, diretor de Vendas da Genesys Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile